Pelos animais

Centro de bem estar animal será implantado em 2019

Imbituba

Em breve, o município de Imbituba terá um espaço dedicado ao atendimento de cães, gatos e outros bichos em situação de rua. Trata-se do Centro de Bem Estar Animal. No local, que deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2019, os animaizinhos abandonados serão vacinados e esterilizados.

“O centro vai funcionar como um controle populacional. Nós vamos intensificar a esterilização, teremos a identificação eletrônica por meio de microchip e vamos também fazer as vacinações. É para todos? Não! Existe uma classe social que terá a gratuidade”, disse o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agrícola e Pesca, Evaldo Espezim.

As pessoas que ganham até um salário mínimo ou que tenham certa dependência do animal, como cão guia, terão a gratuidade dos serviços. A Prefeitura de Imbituba espera, com a estrutura montada nos próximos meses, esterilizar cerca de 1200 animais ainda em 2019.

“Os animais de rua também se enquadram no Centro de Bem Estar Animal. Se a população nos disser que tem algum animal incomodando, nós iremos até o local e faremos a identificação. Caso o cão ou gato não tenha dono, nós daremos a assistência mínima necessária. Mas vale lembrar que o centro não será um canil ou algo parecido”, enfatizou Evaldo Espezim.

O Centro de Bem estar Animal voltou à pauta depois da fiscalização realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turístico, em parceria com a Vigilância Sanitária e o Comando da Polícia Militar de Imbituba nas praias da cidade.

Seguindo uma Lei Municipal de 1996, os fiscais foram às ruas para orientar os donos de animais “domésticos” sobre a proibição de cães e gatos de estimação nas orlas das praias e lagoas de Imbituba. O assunto, por ser polêmico, gerou discussão.

“Por ser uma lei muito antiga, já estamos pensando em retificar o documento, inclusive, com a criação de uma área pet nas praias, justamente, para que os donos possam aproveitar a orla, enquanto os seus animaizinhos domésticos fiquem reservados em um espaço adequado, com alimentação, água, livres dos raios solares e de possíveis doenças”, enfatizou a Secretária de Administração, Camila Fermino.