Dezembro vermelho

Imbituba se prepara para a companha “Dezembro Vermelho”

Imbituba

Com objetivo de promover a conscientização sobre prevenção ao HIV e a AIDS, o município de Imbituba inicia no próximo sábado (01), a campanha “Dezembro Vermelho”. A ação, desenvolvida pelo Programa Municipal de IST\HIV\AIDS e Hepatites Virais, tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV.

A estimativa da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) é que, diariamente, mais de 7.000 pessoas sejam infectadas pelo HIV no mundo. Em Santa Catarina são 2.000 novas infecções anuais. E, em Imbituba, a média chega a quatro novos casos por mês desde 2017.

No dia mundial de luta contra a AIDS, que será celebrado no sábado, dia primeiro de dezembro, a Secretaria de Saúde de Imbituba irá alertar para o crescimento no número de casos de infecções pelo HIV, especialmente entre os adultos jovens.

“Além da prevenção, e muito importante à informação sobre o HIV. Essa é uma doença que tem tratamento, porém, ainda não há cura. O uso do preservativo, para qualquer tipo de relação sexual, é indispensável. É uma forma simples e segura de proteção do HIV e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)”, alertou a Secretária de Saúde de Imbituba, Graciela Wiemes Ribeiro.

Desde que esse tipo de infecção passou a ser de notificação obrigatória, o número de casos envolvendo pessoas entre 20 e 34 anos saltou de 757, em 2014, para 1.080, em 2016. Isso corresponde a 54% do total de casos de HIV registrados no estado no ano passado, de acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES/SC.

“Esses dados indicam duas realidades distintas. Por um lado, estamos ampliando o diagnóstico precoce do HIV, a partir da maior adesão de gestores, profissionais de saúde e cidadãos ao Teste Rápido. Por outro, comprovamos que a maioria das pessoas continua se descuidando da prevenção”, informou a gerente do programa DST/AIDS/DIVE/SES de Santa Catarina, Dulce Quevedo.

Informações importantes:

O Programa Municipal de IST\HIV\AIDS e Hepatites Virais funciona em novo endereço. Na Rua Irineu Bornhausen, 390. No mesmo prédio da Vigilância em Saúde. A equipe é formada pelos seguintes profissionais:

Cleverson Schmelzer (Médico)

Marcela Leal (Assistente Social)

Michelli Ribeiro Marque (Psicóloga)

Carmen Lucia Alves da Silva (Enfermeira)

Camilo Marques (Enfermeiro)

Nayara Fernandes (Técnica de Enfermagem)

Vanderleia Laurentino (Técnica de Enfermagem)

Cassio Barrilli (Motorista)