Reconhecimento estadual

Prédio do Museu Usina é tombado pela FCC

 

Imbituba

 

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) comunicou à Prefeitura de Imbituba, nesta quinta-feira (22), o tombamento da antiga Usina Termelétrica do município. O prédio, datado de 1917, abriga hoje, um museu no Centro da cidade. Conforme documento emitido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, o tombamento é prática internacional de proteção de bens de valor cultural.

 

O Estado reconhece o valor histórico, artístico, etnográfico ou paisagístico do bem, e determina a preservação. O prédio é de propriedade da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), mas o uso foi cedido ao Poder Executivo. É a Prefeitura de Imbituba a responsável pela manutenção do espaço.

 

“O museu já tinha o tombamento municipal. Agora, esse reconhecimento da Federação Catarinense de Cultura é importante para que a gente consiga recursos do Estado e do Governo Federal para aplicação no espaço, inclusive, através de Lei Rouanet e de outros mecanismos”, reiterou o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.