Bicentenário de Anita Garibaldi
Cidades catarinenses iniciam preparativos para comemorações
do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi
Imbituba
O Instituto Cultural Anita Garibaldi, juntamente com o Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), iniciaram os preparativos para as comemorações do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, programado para 2021.
As entidades elegeram como símbolo do Bicentenário, representando a força da “Heroína dos Dois Mundos”, o híbrido de uma roseira desenvolvida por um jardineiro italiano, que a denominou como “Rosa de Anita”, cujo cultivo foi patenteado pelo Museu Renzi.
Com o objetivo de preparar o bicentenário, o CulturAnita, a FCC e o IHGSC, passaram a visitar os prefeitos e as instituições culturais das cidades catarinenses de Laguna, Imbituba, Tubarão, Lages, Anita Garibaldi e Curitibanos, que imediatamente adotaram a ideia de desenvolverem em suas respectivas cidades, projetos comemorativos para serem realizados em 2021.
Dando início a esta mobilização, que será internacionalizada, cada prefeito destas cidades já nomeou uma comissão municipal, que se encarregará de iniciar as discussões com suas comunidades para definirem que tipo de evento será feito em 2021.
Uma vez elaborados os projetos municipais, os documentos serão enviados à Fundação Catarinense de Cultura, que os transformará em um único projeto, a ser enviado para aprovação do Governo do Estado de Santa Catarina e ao Ministério da Cultura, objetivando alavancar os recursos necessários para sua execução.
Na última terça-feira (30), pela primeira vez, coordenados pela FCC e pelo CulturAnita, reuniram-se em Florianópolis, no Centro Integrado de Cultura (CIC), os promotores e os integrantes das comissões municipais, para a apresentação de ideias e sugestões, com o fim específico de coordenar e dar suporte à execução dos eventos que acontecerão em 2021, durante as comemorações do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi.