Com risco de cair

Ponte segue interditada em Imbituba

 

Imbituba

 

 

Os técnicos da Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Imbituba estiveram, na manhã desta quarta-feira (03), vistoriando a ponte que liga os bairros de Araçatuba e Ibiraquera. A estrutura, que apresentou uma fissura de aproximadamente um centímetro de abertura e cedeu cerca de 20 centímetros, foi interditada por questão de segurança.

 

Segundo engenheiro do município, Moacir Freitas, a ponte já tem 22 anos e, como na região é comum o salitre (sal no ar), é muito provável que a infiltração do cloreto de sódio na fissura tenha provocado à corrosão do aço utilizado na construção da estrutura.

 

“Como se trata de uma estrutura de concreto armado e protendido, o ataque do sal, em virtude do mar que fica próximo, e da lagoa de Ibiraquera, oxidou a edificação e provocou a fissura”, informou o engenheiro da Prefeitura de Imbituba, Moacir Freitas.

 

Como ação imediata, os técnicos do município determinaram a interdição total, inclusive para os pedestres, e o escoramento da estrutura. As escoras serão colocadas para sustentar a ponte e evitar que haja desmoronamento da ponte.

 

Em virtude do bloqueio da via por tempo indeterminado, o transporte público para as regiões de Ibiraquera e Praia do Rosa foi modificado, justamente, para atender os moradores, sem que haja muito atraso na viagem.

 

“O transporte público terá uma rota alternativa. Como a interdição da ponte, os ônibus não irão mais pela Ibiraquera. O transporte público seguira via Campo D’uma, até a Praça de Ibiraquera e retorna pela Praia do Rosa. É importante que os moradores estejam cientes de que não faremos o percurso entre a SC 437 (Posto Ale) e a Praça da Ibiraquera”, informou o Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana, Anselmo Ramos Neto.