Rumo a Aparecida do Norte

Devoção sobre rodas: De bicicleta,

Peregrino viaja à Aparecida do Norte

 

Imbituba

 

Marciano Dorneles, gaúcho de Júlio de Castilhos, é uma figura bem conhecida dos moradores da região sul de Santa Catarina. Volta e meia, o atleta percorre as estradas catarinenses a bordo de uma bicicleta adaptada e carregando um amontoado de bagagens.

 

Devoto de Nossa Senhora Aparecida e determinado a pagar a promessa que fez pela saúde de uma amiga, o ciclista decidiu retornar, pela terceira vez, ao santuário da padroeira do Brasil, que fica localizado na cidade de Aparecida do Norte, em São Paulo.

 

“Minha amiga, Angelita da Silva, está enferma. Vive com o auxílio de uma bolsa de colostomia. Como sou muito devoto de Nossa Senhora Aparecida, quero pedir a padroeira do Brasil que cure a minha amiga. Vou até São Paulo, como peregrino, para fazer esse pedido pessoalmente”, disse o ciclista gaúcho.

 

Marciano é ciclista profissional desde 2010, quando decidiu investir no esporte para curar uma depressão. Em oito anos pelas estradas do Brasil, já percorreu cerca de 14 mil quilômetros. Passou por 12 estados brasileiros e mais de 1200 cidades.

 

“Quando o tempo ajuda, eu pedalo, aproximadamente, 100 quilômetros por dia. Sempre faço o meu percurso das 6 horas às 18 horas. Nunca pedalo durante a noite. Primeiro porque tenho medo da violência e também porque eu, como atleta, preciso descansar”, informou Marciano.

 

Nesta terça-feira (07), Marciano fez uma parada em Imbituba. O objetivo do Pit Stop? Descansar o corpo e buscar o apoio dos moradores. Para seguir viagem, o ciclista depende da ajuda das pessoas que encontra pelo caminho, principalmente, para se alimentar.

 

“Por onde eu passo, sou sempre bem recebido. Como sou um peregrino, tenho como propósito, me manter com o que for possível. Por isso, a ajuda das pessoas é sempre bem vinda. Alguns me dão alimento, outros me oferecem um lugar para dormir. Isso, pra mim, é muito gratificante e me estimula a seguir com o meu propósito”, relatou o ciclista, que ainda não tem previsão de chegada a Aparecida do Norte.