Por mais qualidade

Serviço de inspeção municipal é

incentivado às empresas de Imbituba

 

Imbituba

 

Os representantes da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e da Pesca têm percorrido os diversos bairros de Imbituba, visitando as empresas que processam produtos de origem animal e que desejam se habilitar ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

 

O serviço é destinado aos estabelecimentos que trabalham com a manipulação de alimentos de origem animal. Atualmente, todas as empresas do seguimento são obrigadas a aderir a algum tipo de inspeção (SIM, SIE, SIF, SISBI). Hoje, em Imbituba, apenas dois locais são certificados ao SIM, uma empresa de pescados, “Mari Pescados”, e uma de frangos, “Abatedouro Romani”.

 

O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela inspeção e fiscalização da produção industrial e sanitária dos produtos de origem animal, sejam comestíveis ou não, transformados, manipulados, acondicionados, depositados e em trânsito no município.

 

O médico veterinário do município, Emanoel Matos, habilitado para o serviço, visita os locais e constata se o estabelecimento está apto a receber a certificação do Serviço de Inspeção Municipal ou se precisa de alguma orientação. Essa orientação pode ser sobre a mudança na estrutura física ou na parte administrativa, de acordo com as regras contidas no decreto municipal PMI 076 de 20 de julho de 2011.

 

“Entre os benefícios à comunidade com a certificação ao SIM estão, a ampliação da renda do produtor, novas oportunidades de negócios e a qualidade do alimento processado. Também é possível destacar a melhoria da qualidade sanitária dos alimentos consumidos pela população. Isso influi, diretamente, na melhoria da saúde”, informou o Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Agricultura e da Pesca, Evaldo Espezim.