Prosperidade

Natureza, preservação e prosperidade

Imbituba

Um local marcado pela natureza exuberante, por praias dignas de reconhecimento internacional e por ser um dos pontos preferidos das baleias-franca, que encontram nas águas quentes de Imbituba o ambiente ideal para procriar. Há 20 anos, o município se dedica ativamente à preservação da espécie, investindo em projetos que estimulam a proteção dos animais e também o turismo local. Em 2018, o município comemora 60 anos de emancipação e segue firme na busca da preservação tão preciosa não só para o município, mas para toda Santa Catarina.

Apesar de ser conhecido pela força do turismo de natureza, Imbituba também se destaca pela preocupação em desenvolver projetos que melhoram o cotidiano não só de quem visita a cidade, mas também dos 44 mil residentes fixos do local. A atual administração direciona seus esforços ao ajuste e recuperação das contas públicas, que sofreu com a queda na arrecadação e com a herança de dívidas altas que dificultaram o trabalho diário de melhorar a qualidade de vida de quem vive em Imbituba, mas que, ainda assim, não impediram que a gestão honrasse com os compromissos assumidos em campanha.

Com um modelo de gestão transparente, que encoraja a participação popular com a realização de audiências públicas e por meio do orçamento participativo, o município mantém na pauta, ações com o intuito de melhorar a infraestrutura de toda a extensão municipal, além de salvaguardar seus pilares econômicos: a indústria e, principalmente, o turismo.

– O objetivo da gestão é fazer com que Imbituba seja conhecida como um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina e do Brasil por suas belezas naturais. Para isto, neste ano estamos iniciando vários investimentos, como portal turístico, pavimentação da avenida Porto Novo no Rosa, parte da Avenida Central do Rosa e trabalhamos para viabilizar a Taxa de Proteção Ambiental (TPA). No fomento à indústria, estamos cada vez mais estreitando nossa relação com o Porto para que caminhemos num destino único, regularizando a área do distrito industrial e trabalhando junto ao Estado para que outras área na cidade nos ajudem a fomentar a vinda de novos empreendimentos para a cidade – conta o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.

Reforços na saúde pública

Já se passaram 18 meses e, desde então, a prefeitura conseguiu superar alguns dos obstáculos do primeiro ano de gestão. Além de ações para resolver a dívida de R$11 milhões com o INSS, foi preciso planejar com inteligência para adaptar-se a um ano de arrecadação mais baixa, sem privar a população de serviços públicos de qualidade.

Compartilhando com o povo da cidade a preocupação do acesso livre e de qualidade aos cuidados com a saúde pública, a prefeitura de Imbituba repassa R$180 mil mensais para o hospital da cidade – o maior repasse a hospitais da região da qual fazem parte cidades maiores e com maior arrecadação, como Tubarão.

O aumento no repasse em Imbituba trouxe avanços para a saúde municipal, que passou a realizar novos procedimentos que antes não eram realizadas pelo SUS no local, como cirurgias eletivas e cirurgias de vasectomia. Também houve melhoria no atendimento de saúde básica e a construção de um novo e mais abrangente Centro de Saúde está sendo viabilizada.

Outra conquista da gestão é o mutirão da saúde, que até o fim de julho pretende retirar todas as pessoas que hoje estão na fila do TFD (Tratamento Fora de Domicílio ) para exames de média e alta complexidades e de consultas especializadas.

– Esta é uma obrigação do Estado, que não consegue atender a demanda, causando uma fila em alguns casos de mais de três anos. Em Imbituba, faremos um investimento em torno de meio milhão de reais e nossos cidadãos terão seu direito atendido. É um programa que estamos chamando “Saúde não tem preço” – explica o prefeito.

Ações da Secretaria de Administração de Imbituba

Imbituba chega aos 60 anos de Emancipação, em plena forma. O que era perspectiva de um grande futuro, hoje é uma realidade presente graças à ações que melhoram as condições de vida na cidade, promovem a cidadania e o desenvolvimento social. A exemplo disso estão iniciativas que buscam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de melhor distribuição das oficinas com a integração do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos (SCFV), Centro de Atenção à Pessoa Idosa (CAPI) e Programa Vem Ser. Ações de sensibilização da população com a realização de oficinas e palestras em campanhas alusivas à prevenção de violência doméstica contra a mulheres e crianças, combate à homofobia e à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes também foram ampliadas.

Também não faltam eventos como com a participação de todos os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação como a Semana da Mulher, Dia da Família, Festas Juninas, Semana de Combate ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil, campanha contra o trabalho infantil, campanha 16 dias de ativismo, confraternização de Natal, entre outros.

– Vamos todos, administração e cidadãos, trabalharmos juntos, para que este desenvolvimento da cidade seja para o bem de todos, planejando para que nosso desenvolvimento seja sustentável e socialmente justo. Este é o nosso desejo e é para isto que trabalhamos dia a dia – finaliza Rosenvaldo da Silva Júnior.

• Prefeitura no Bairro – mais de 600 atendimentos
  • Workshop de licitação – 180 empresários treinados