Aedes Aegypti

Secretaria de Saúde de Imbituba mobiliza agente comunitárias no combate à dengue

 

Imbituba

 

Um evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Imbituba, reuniu nesta quinta-feira (07), no auditório do Centro de Gestão e Educação em Saúde (CEGES), todas as agentes comunitárias cadastradas, para tratar de um assunto que é considerado de extrema importância: o aparecimento dos 8 focos do Aedes Aegypti nos últimos dias.

 

Com um ciclo de palestras envolvendo profissionais do Programa de Combate à Dengue, da Vigilância em Saúde e da Vigilância Epidemiológica de Imbituba, as agentes comunitárias ouviram orientações e receberam um pedido especial, para que a fiscalização nas residências seja intensificada.

 

Imbituba tem hoje cerca de 200 armadilhas espalhadas pelo município. Dos oito focos do Aedes Aegypti encontrados, quatro foram no bairro Porto da Vila, dois em Nova Brasília, um no Campo da Aviação e um no bairro Vila Nova. Por ser uma situação considerada preocupante, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica relembrou que as agentes comunitárias devem ter um olhar mais clínico quando visitarem uma residência.

 

“Elas conseguem identificar realmente onde estão os possíveis problemas. A saúde não é só ver se você está com problemas de hipertensão ou diabetes. Também faz parte a questão da higienização”, informou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Suzana Campos Souto.