Vacinação contra a gripe

IMBITUBA ATINGE A META DE VACINAÇÃO

CONTRA A GRIPE INFLUENZA

 

Imbituba

 

Pelo cronograma, nós estamos a 3 dias do fim da campanha de vacinação contra a gripe Influenza, mas o município de Imbituba já ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Em todos os seguimentos, a Secretaria Municipal de Saúde superou os 100% de pessoas vacinadas. Em virtude da greve dos caminhoneiros, existe a possibilidade de prorrogação da campanha, fato depende ainda de uma confirmação do Governo Federal.

Dos 9.589 moradores que deveriam ser imunizados, o município vacinou 43 pessoas a mais.  Meta que inclui os idosos, as crianças, as gestantes, as puérperas, os trabalhadores de saúde, além dos professores do ensino básico e superior.

“Com muito trabalho, comprometimento e dedicação de toda equipe de saúde ultrapassamos todas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde na Campanha de Vacinação contra a Gripe. Isso significa muito quando falamos em saúde pública, pois nossa população está imunizada, segura em relação a esse problema”, disse a Secretária de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro.

A gripe é uma doença perigosa e que pode matar. Segundo o levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 650 mil pessoas morrem todos os anos da doença.

A lista das pessoas que devem ser vacinadas inclui: crianças entre 6 meses e 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais da saúde, professores da rede pública e particular, população indígena, portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide.

Além dessas pessoas, a lista inclui os imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia, portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter, pessoas privadas de liberdade e adolescentes internados em instituições socioeducativas.