Imbituba irá realizar mutirão de cirurgias eletivas

Imbituba dá um grande passo para zerar filas. Cerca de 300 procedimentos eletivos, de média complexidade, estão previstos para serem realizados.

Em reunião com o Secretário de estado da Saúde de Santa Catarina, Acélio Casagrande, o Prefeito Rosenvaldo Júnior, viabilizou o início das cirurgias, tornando Imbituba o primeiro município da Amurel a proporcionar os procedimentos para centenas de pacientes, alguns, aguardam cerca há três anos.

Segundo o Secretário Acélio, o número procedimentos realizados é maior a cada ano. “As cirurgias eletivas não tem urgência em ser realizadas, mas ocorre das pessoas ficarem tanto tempo na fila de espera, que a situação se torna crônica. O problema pode não ser urgente, mas acaba se transformando em urgente”, avalia.

Para o prefeito Rosenvaldo Júnior, a preocupação com estes procedimentos é constante. “Estávamos há mais de um ano sem a liberação de cirurgias eletivas, por isso me reuni com o Secretário Acélio e viabilizamos junto à Secretaria as permissões, pois é imprescindível que possamos agilizar estes procedimentos para acabar com o sofrimento dos pacientes, e ainda dar mais comodidade e segurança, sabendo que serão realizados em nosso próprio Município”, ressalta o Prefeito.

Rosenvaldo lembrou ainda que ano passado foram zeradas as filas do cateterismo, colonoscopia e endoscopia. No cateterismo, por exemplo, alguns pacientes aguardavam pelo procedimento desde 2012.

De acordo com a Secretária de Saúde, Graciela Ribeiro Wiemes, mais de 200 laudos para cirurgias gerais como hérnias, varizes, colecistectomia (vesícula), além de procedimentos urológicos e ginecológicos, já foram liberados.

Os pacientes já estão sendo contatados, caso algum não tenha recebido a ligação da secretaria, pode entrar em contato pelo telefone 3355.8300 ou ir pessoalmente no endereço Rua Nereu Ramos, número 380, Centro.