270 anos da chegada dos açorianos a SC é comemorada em Imbituba

O primeiro grupo de pessoas vindas do Arquipélago dos Açores, em Portugal, chegou à Santa Catarina no ano de 1.748. Para comemorar os 270 anos dessa cultura, várias cidades, principalmente litorâneas, de todo o Estado, estão programando festividades alusivas à data. Em Imbituba a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte organiza dentro do 19º Festival Nacional do Camarão, comemorações homenageando a cultura açoriana.

De acordo com o Diretor de Cultura, Paulo Armando, durante a festa vão acontecer várias intervenções artístico-culturais, não só de grupos de Imbituba como também das cidades vizinhas. “Estamos preparando toda uma programação cultural, que contará já na abertura da festa no dia 19 de abril com a apresentação da tradicional Banda Municipal de Imaruí. Também se apresentarão grupos artísticos de boi de mamão, danças típicas açorianas, terno de reis, vindos das nossas cidades irmãs, como Laguna e Garopaba. Além disso haverá exposição de telas em tinta óleo que retratam os Açores e também Imbituba. A “Feira da Praça”, uma feira cultural de artesanato que acontece nas praças do município, também vai estar presente na festa do camarão, onde os artesãos de Imbituba vão estar expondo seus trabalhos”, relatou Paulo.

Segundo a organização do evento, a praça de alimentação da festa vai contar todos os dias com música ao vivo de cantores conhecidos da cidade e arredores. “Vamos valorizar nossos artistas bem como o público que vem até nossa praça saborear deliciosos pratos com camarão. O ambiente vai ser agradável e acolhedor, oportunizando assim a presença de toda a família na festa. Em comparação a 2017, teremos o dobro de restaurantes esse ano, todos com muita qualidade”, contou o organizador, Henrique Francisco Melo.

O 19º “Festival Nacional do Camarão de Imbituba” acontece de 19 à 22 de abril no Parque Municipal de Eventos, no Centro da cidade. Shows nacionais como do Ira, Leonardo e Atitude 67 prometem embalar a todos com seus principais sucessos. Na tarde do domingo, 22, é a vez das crianças curtirem a festa com a apresentação dos personagens do desenho animado “Patrulha Canina”, evento gratuito que acontece na Praça de Alimentação.