Alunos voltam às aulas na rede municipal de ensino
Cerca de 2,9 mil alunos da rede municipal de ensino de Imbituba voltaram às aulas nesta segunda-feira (19) quando retomaram seus estudos e encontraram diversas novidades, reformas e benfeitorias implementadas pela Secretaria de Educação da Prefeitura em suas escolas.
As 900 crianças dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e os 2 mil estudantes do Ensino Fundamental foram surpreendidos com importantes reformas estruturais nas escolas, além de novos materiais didáticos, o início da formação de uma grande Orquestra Municipal Escolar e a implantação de mecanismos que reduzirão a fila para vagas nas creches, bem como permitirão maior acesso a elas.
Segundo o secretário municipal de Educação, Filipe Dias, entre as novidades, a prefeitura irá implantar fraldários em todas as creches dando suporte aos professores e com isto nenhum Centro Educacional Infantil (CEI) poderá negar matrícula para crianças que usam fraldas.
Algumas escolas receberam reformas pontuais como pinturas, manutenção de pátios e telhados, e algumas creches como a Marilene Polachine, no bairro Vila Alvorada (Aguada) e a CEI Cidália Menezes, em Roça Grande tiveram seus telhados completamente trocados e reformados, oferecendo maior segurança e conforto aos pequenos e professores.
Segundo Dias, além de oportunizar a todos o acesso à creche, uma das metas da Secretaria para este ano é a redução em 50% da fila de espera para CEISs.
Todas as escolas receberam material didático novo, tanto para o estabelecimento de ensino quanto para seus professores. O secretário também relatou que ainda no 1º semestre será realizado o Fórum Municipal de Educação, que tem como objetivo monitorar e acompanhar o novo Plano Municipal de Educação. A agenda escolar é outra novidade implantada, e os estudantes do 1º ao 5º ano receberam cadernos de atividades de inglês elaborados por professores da própria rede pública.
Transporte
E as novidades não param por aqui. Através de um convênio entre a secretaria municipal de Educação e a Associação de Estudantes de Imbituba (Aeuni), conseguiu-se aumentar o número de vagas gratuitas, de 15 para 40 por semestre, para os estudantes que não têm condições de pagar o transporte para as universidades e faculdades de cidades vizinhas como Tubarão, Laguna e Capivari de Baixo.