Mais de 300 professores participam de curso de formação e dão seguimento à atualização da nova proposta pedagógica
A escolha de um currículo é fundamental para garantir a qualidade da educação. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, mobilizou mais de 300 professores do município “com vistas a dar continuidade à construção de uma proposta pedagógica atualizada”. O encontro aconteceu nesta quarta e quinta-feira, dias 7 e 8 de fevereiro, nas dependências do Praia Eventos. Nesta sexta-feira, 9, pela manhã, os docentes de Imbituba tiveram um encontro marcado em suas unidades escolares e centros de educação infantil onde finalizaram a preparação com vistas ao início das aulas.
Sobre a Atualização Curricular
A superintendente de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Fernandes Rosa Neu, destacou que a atualização de uma proposta requer trabalho coletivo, muito estudo e formação, informando que a primeira e única vez que Imbituba participou de uma atividade como esta, foi em 2003.
Segundo informações da Equipe de Ensino, que organizou o encontro de atualização curricular, somente em fevereiro de 2017, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Imbituba iniciou com o Programa Educação em Ação, na qual os professores realizaram o planejamento do Currículo Integrado por área do conhecimento. Logo em seguida, mais de 120 professores da Educação Infantil participaram de formação. Em julho do ano passado, a Seduce apresentou, em audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, a proposta de toda a atualização, com previsão de mais de 500 horas de formação.
“Temos muito por fazer, nossa prática pedagógica não pode ser intuitiva, temos que ter fundamento teórico para planejar atividades que motivem os nossos educandos e os preparem para a vida. Isso tudo começa nos nossos estudos da base teórica, fundamentada na Teoria Histórico-Cultural, que o Estado de Santa Catarina adota desde 1988 e o município de Imbituba também, desde 2003. Agora em 2018 entramos na segunda etapa, com os estudos mais focados na Teoria da Atividade e na Formação Integral”, acredita o secretário de Educação, Filipe Dias Antônio.
“Estamos trabalhando na atualização da proposta curricular do município e uma atualização exige que voltemos às discussões teóricas elaborando um novo texto que é compactuado com todos os professores da rede pública. Por isso é tão importante a formação. O objetivo o próprio nome diz, atualizar a proposta curricular do município; o professor sabendo pra onde ela vai na sala de aula, os conteúdos a serem trabalhados como organizar a sua prática pedagógica”, complementa a superintendente Márcia Neu.
Palestrantes
O encontro de formação contou com a presença de ilustres palestrantes, como o professor Dr. Manuel Oriosvaldo de Moura, da Universidade de São Paulo (USP), que falou sobre os “Fundamentos da Teoria da Atividade” e da “Atividade Orientadora de Ensino”; da professora Dra. Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que dissertou sobre a “Educação Integral e Currículo Integrado”; da professora Dra. Zilma Oliveira, que falou aos professores da Educação Infantil, sobre “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil”; e das professoras Dra. Sirlene Schlickmann e Me. Miraculem Jung, da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), que palestraram aos professores do 4º até 9º ano sobre o “Planejamento das Atividades Orientadoras de Ensino por área do conhecimento e Socialização das Atividades Orientadoras de Ensino”.