Porto de Imbituba doa trilha do farol à Prefeitura

A SCPar Porto de Imbituba formalizou, recentemente, a doação do Canto da Vila e Trilha do Farol. A área, que tem grande importância turística para o Município, foi doada por comodato.

Completando 5 anos à frente da administração do porto, o presidente Rogério Pupo, acompanhado pelo diretor comercial Marcelo Schlichting, destacou a parceria que vem havendo entre o Porto e a Prefeitura; e a importância da área para a população, sendo justa a doação para que a administração possa geri-la. “Nestes cinco anos, trabalhamos em diversas frentes, e uma delas foi estabelecer uma relação profícua entre o Porto e a Cidade”, relatou o Presidente.

Em sua fala, o prefeito Rosenvaldo Júnior, observou que este era um antigo pleito da comunidade, já que a área é uma das mais importantes para o turismo da cidade, conhecida mundialmente. “Com esta doação o Município poderá investir mais efetivamente para melhorar a infraestrutura do local com recursos próprios, melhorando o acesso e a sinalização do local que é importante não apenas turisticamente, mas que faz parte da história de Imbituba”, agradeceu o Prefeito, falando sobre os importantes frutos que o bom relacionamento entre o Prefeitura e o Porto estão rendendo para o Município, e reconhecendo sua importância para a economia.

A Trilha do Farol

A trilha começa no canto da Praia da Vila, no final da área de estacionamento, e vai ladeando as instalações do Porto, mas a grande atração está em cima, no pico do morro, de onde se pode avistar toda a praia e um mar azul e fantástico que parece não ter mais fim.

Construído no morro que divide a Praia da Vila e a Praia do Porto, o Farol está admiravelmente integrado ao meio ambiente. O acesso é feito por uma trilha, que propicia belas paisagens em todo o percurso.

O farol serve de orientação aos navios que cruzam a costa. Mas é na história do lugar que está todo seu encanto. Em 1893, Anita Garibaldi, então com 18 anos de idade, realizou na Praia do Porto, sua iniciação nas batalhas ao lado de Giussepe Garibaldi. Conhecida como a “prova de fogo de Anita” a batalha foi sangrenta e durou horas. O navio Seival foi deixado na praia e seus canhões levados para o alto do morro de onde procuravam avariar os navios imperiais.

A trilha do morro do farol é um belo passeio num cenário incrível que nos remete a uma das páginas mais importantes da história da Revolução Farroupilha.