Prefeitura e Defesa Civil seguem em alerta e pedem atenção da população

As fortes chuvas que atingiram Imbituba desde a terça-feira (09), provocaram alagamentos e problemas da drenagem pluvial, causado pelo grande volume de água. A Defesa Civil do Município não registrou nenhum desabrigado; um muro e garagem de uma casa caíram. Imbituba registrou um dos maiores volumes de chuva do Estado: 88mm no Centro da cidade.

O prefeito Rosenvaldo Júnior, acompanhado do secretário de infraestrutura e da Defesa Civil, avaliaram a situação de alguns dos pontos mais críticos, onde já deram início à ações e um planejamento para recuperação após as chuvas cessarem.

A Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta quarta-feira (10), alerta para possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos. O risco maior é nas cidades litorâneas e próximas ao litoral.

A previsão do tempo aponta para chuva persistente até sexta-feira (12). A principal recomendação de precaução é para que as pessoas evitem contato com a água em locais inundados.

Estragos

Conforme a Defesa Civil do Estado, até a manhã desta quarta, apenas Imbituba havia registrado problemas por causa da chuva. Na tarde de terça (9), uma casa teve a garagem e muro destruídos por uma cratera que se abriu após a rede de drenagem não resistir. Outra casa teve problemas no acesso.

Aviso meteorológico

A Epagri/Ciram emitiu aviso meteorológico alertando para chuva persistente entre às 12h desta quarta e 23h de sexta-feira (12) no litoral, principalmente de Florianópolis a Laguna.

“Chuva persistente, em alguns momentos de intensidade moderada, podendo acumular, no período indicado, de 80 a 120mm. Nas últimas 24 horas já choveu em torno de 70mm”, diz o aviso da Epagri.

Recomendações

A Defesa Civil estadual recomenda que os moradores evitem contato com água e dirigir em locais alagados. É recomendável ainda não transitar em pontes submersas e ter cuidado redobrado com crianças próximo a rios e ribeirões.

A Defesa Civil municipal ou os bombeiros devem ser acionados caso seja notado qualquer movimentação de terra ou de rochas, inclinação de poste e rachaduras em muros e paredes. O contato da Defesa Civil é pelo 199 e dos Bombeiros pelo 193.