Cadastro para preenchimento de vagas na educação infantil de Imbituba pode ser feito online

Transparência e justiça social foram alguns dos fatores que inspiraram o novo sistema de cadastramento para requerer e preencher as novas vagas na Educação Infantil de Imbituba para o ano de 2018, além de novos critérios, as inscrições poderão ser realizadas pela internet, na página da Prefeitura Municipal de Imbituba.

Segundo o Banco Mundial, o déficit de vagas em todo o país alcançou 1,8 milhões em 2011, o que vem se arrastando e aumentando a fila de espera por uma vaga na rede pública de ensino.

A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, implantou um sistema online com acesso público à fila de espera em 2017. Desse modo, através do acesso pelo site da Prefeitura, os pais ou responsáveis já podem acessar a fila de espera e acompanhar o seu andamento.

Neste ano, essa inovação continua, com ainda mais transparência: as matrículas de crianças, entre seis meses a 3 anos, nos Centros Municipais de Educação Infantil de Imbituba seguirão novas regras, estabelecendo critérios de pontuação.

Com a preocupação de atender e dar prioridade às famílias que realmente precisam de vagas, o Conselho Municipal de Educação de Imbituba, o Comedi, deliberou que alguns critérios fossem criados para a realização das matrículas na educação infantil.  As mudanças vieram após uma série de reclamações vindas do modelo de ordem cronológica para inscrição.

Após essas mudanças, pais que trabalham terão prioridade e receberão pontuação maior no caso em que ambos trabalhem o dia inteiro, e pontuação intermediária se apenas um trabalhar. Os pais que recebem o Bolsa-Família não ficarão desassistidos e também receberão uma pontuação superior às outras situações.

Para o secretário Filipe Dias esta é uma forma de tornar mais justa a distribuição de vagas. “A pontuação máxima ainda continua sendo para crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social, que são encaminhadas pela rede de proteção. Esse novo sistema vem sanar um anseio da própria comunidade e serão atendidas prioritariamente as que realmente precisam. O ideal seria atender a todas, mas infelizmente esta não é a nossa realidade”, enfatiza o secretário.

O cadastramento da criança é realizado pela internet, na página da Prefeitura, através do endereço http://bit.ly/CadastroOnlineSEDUCEImbituba , ou na pessoalmente na própria Secretaria. Os pais ou responsáveis são convocados para realizar a matrícula, por SMS ou Whatsapp assim que surge a vaga, conforme a sua classificação, e comprovar as informações dadas no momento do cadastro.

As crianças que completam 4 ou 5 anos até 31 de março, são obrigadas a estarem matriculadas conforme Resolução CNE/CEB Nº 5/2009. Portanto, os pais ou responsáveis, deverão comparecer na escola ou Centro Municipal de Educação Infantil com as documentações necessárias para efetuar a matrícula, e não precisam fazer cadastro na fila de espera.