Projeto inovador utiliza o celular para promover aprendizagem

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes de Imbituba procura melhorar a aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental II, utilizando uma tecnologia que geralmente não é bem vista pelos professores quando utilizada em sala de aula: o smartphone. Pois é, o smartphone pode ser uma ótima ferramenta de trabalho, principalmente com a utilização do aplicativo do Clube Aluno, uma plataforma pedagógica online na qual os alunos são envolvidos para expor suas dúvidas com professores disponíveis 24h por dia.

O Programa “Clube Aluno” foi implantado em caráter experimental durante o mês de outubro e novembro de 2017, quando os alunos passaram por um treinamento que orientou como eles poderiam utilizar a ferramenta. Feito isso, as atividades foram deflagradas.

No final de novembro, a equipe de ensino dirigiu-se às escolas, juntamente com o co-fundador do programa, prof. André Vasconcelos, e puderam perceber o quanto os estudantes apreciaram essa ferramenta para tirar suas dúvidas, pois foram mais de 1.454 acessos, com mais de 2.908 dúvidas.

As  Escolas de Educação Básica Municipal Pe. Itamar Luiz da Costa, Basileu José da Silva, Joaquim Ramos e José Vanderley Mayer  receberem  o programa com o apoio online de 14 disciplinas, acompanhadas de um campo com explicações personalizadas para melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula.

Os componentes curriculares mais questionados  durante o período de avaliação foram Matemática, Língua Português, História, Geografia e Ciências. Além disso, há diversos relatos de melhoria das notas, concluindo-se que o aluno desenvolve suas tarefas sozinho, e que um projeto como este permite que a tecnologia seja utilizada a favor, principalmente uma tecnologia na qual os alunos tanto apreciam.

Para o Secretário de Educação, Cultura e Esportes, Filipe Dias Antônio, pode-se perceber o quanto os alunos precisam de estímulos que estejam de acordo com a geração do século XXI, muito embora muitas atividades da escola permaneçam nos moldes do século XIX.