Convênio com clínica veterinária irá castrar 400 animais de rua

Um problema recorrente nas cidades é a presença de animais abandonados, perdidos ou mesmo que vivem nas ruas, sujeitos a todo risco de doenças, acidentes e maus tratos.

Na última sexta-feira (10), a Prefeitura realizou uma licitação emergencial para firmar convênio com clínica veterinária do município, que irá castrar 400 animais de rua (cães e gatos) ou acolhidos por entidades protetoras de animais, nesta primeira etapa.

A perspectiva nacional de abandono de animais assusta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais nas ruas das cidades. Destes, 20 milhões são cachorros. Nos grandes centros, a estimativa da OMS é de que para cada cinco moradores, haja um cão, e 10% destes animais estão abandonados. Em Imbituba, o último censo realizado em 2012, contabilizou cerca de 20 mil animais, sem estimativa certa de qual percentual estaria em situação de abandono.

Mas, infelizmente, conforme a diretora de Vigilância Sanitária da Prefeitura, Camila Fermino, o número pode aumentar, e a responsabilidade é também da população. “É preciso cuidar do animal de estimação, é preciso que se leve no veterinário, os medicamentos são caros, por isso criar um animal exige planejamento. As pessoas aceitam um ser vivo em casa, mas na primeira chateação soltam. Cão solto na rua gera problemas. Aumenta o risco de doenças, de acidente de trânsito, o risco de que os cachorros agridam pessoas, e até o número de atropelamentos dos cachorros cresce”. E completa dizendo que o controle populacional de animais abandonados é uma conquista da população, pois tem o objetivo de garantir a saúde dos cidadãos, e é também um ato de carinho e cuidado com os animais errantes. Através da esterilização de animais abandonados poderemos promover um melhor controle das zoonoses e garantir uma existência digna para estes animais”, finaliza a diretora.

Conhecida por seu trabalho social frente a situação de animais abandonados, a protetora Vany Miguel faz um alerta para a importância da conscientização na hora de se criar qualquer tipo de animal. “As pessoas compram e adotam animais e se esquecem de que eles são seres vivos, não objetos. Por qualquer dificuldade que aparece na hora do convívio, os abandonam”, diz a protetora que atualmente abriga 18 cães e 7 gatos, mas já chegou a cuidar de 38.