Prefeitura inicia instalação de placas de conscientização em favor do meio ambiente
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente deu início a instalação de placas de conscientização ambiental pelo Município. As placas tem mensagens de cunho educativo e proibitivas.
Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, o pedido foi da própria população. “A preservação é papel de todo cidadão. Vivemos em um lugar maravilhoso, repleto de belezas naturais e é dever de todos nós zelar por esse patrimônio. A conscientização ambiental de massa, só será possível com percepção e entendimento do real valor do meio ambiente em nossas vidas. O dia em que cada cidadão entender como esta questão afeta sua vida de forma direta e irreversível, o meio ambiente não precisará mais de defensores. A sociedade já terá entendido que preservar o meio ambiente é preservar a sua própria vida e de todos ao seu redor; e fragilizar o meio ambiente, é fragilizar a economia, o emprego, a saúde, e tudo mais”, alerta o Prefeito.
Cerca de 90 placas devem ser instaladas nesta primeira etapa, e a medida que houver a necessidade de implantação em mais locais. A nova sinalização busca minimizar as ações como descarte irregular de lixo, parcelamento do solo ou construções em áreas de APP (área de preservação permanente), realizar queimadas e poluição sonora, entre outras; além de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente, de não poluir rios, lagoas e mananciais.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eng. Paulo Márcio de Souza, a secretaria tem como um dos grandes objetivos promover a educação e conscientização ambiental, por isso vem trabalhando para pôr em prática ideias simples mas que possam realmente alcançar os objetivos, como por exemplo a fixação dessas placas. “Seria tão bacana que isso não fosse preciso, mas sabemos ainda que existem pessoas com pouca ou nenhuma conscientização ambiental. Sabemos que o município tem muitos problemas ainda de cunho ambiental, mas estamos focados a minimizá-los”, explica o Secretário.
O secretário pede também, o apoio da comunidade para fiscalizar e monitorar as placas para que as mesmas durem ainda mais e para coibir as ações. Para isso, a população conta com o telefone da Secretaria de Meio Ambiente (48) 3355-8150, ou da Polícia Militar Ambiental (48) 3647-7880, para denúncias.