Imbituba participa da segunda mobilização nacional contra o Aedes aegypti
Começou na segunda-feira (23) e segue até sexta-feira (27), as ações da 2ª Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti, em Imbituba. A iniciativa, idealizada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, pretende conscientizar os moradores sobre os riscos causados pela proliferação do mosquito, que transmite doenças como dengue, zika vírus e febre chikungunya.
As ações estão sendo coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Trabalho e Habitação (Seasth), através da Superintendência de Direitos Humanos e Inclusão Social e conta com a parceria da Secretaria de Saúde e Educação.
De acordo com a secretária Edna Demétrio, estão sendo promovidas ações educativas visando instruir a comunidade escolar e rede do Sistema Único da Assistência Social – SUAS sobre a importância da prevenção e do combate ao mosquito. “Além de orientar, as equipes distribuirão folders, oportunizarão espaços de debate, troca de experiências e sensibilização para o combate ao Aedes aegypti”, observa.
No dia 27, sexta-feira, a partir das 15h, haverá uma ação conjunta com Assistência Social, Educação e Saúde no Calçadão da Avenida Nereu Ramos. Além disso, a equipe da Vigilância Epidemiológica também desenvolveu uma programação com abordagem lúdica para algumas unidades escolares.
Orientações para fortalecer o combate ao Aedes aegypti:
- Tampar bem a caixa de água;
- Trocar a água de animais de estimação ao menos três vezes por semana;
- Não deixar lixo jogado;
- Limpar as calhas de água;
- Limpar as piscinas;
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Trocar a água das bromélias com um jato de água forte ao menos duas vezes por semana.