Após ser notificada, empresa responsável pelo “pó vermelho” tenta minimizar efeitos ambientais

A Sulgesso, empresa responsável pela exploração do pó vermelho – óxido de ferro – e de gesso, na região central de Imbituba, e que recebeu notificação enviada pela Fundação do Meio Ambiente de SC – Fatma -, assumiu o compromisso com a Prefeitura Municipal de cobrir o local com saibro, entre outras providências, visando minimizar o impacto gerado pela não cobertura dos produtos expostos ao tempo e que geraram impactos ambientais consideráveis, levando em conta os fortes ventos que assolam a região nesta época do ano.  Segundo informações veiculadas pela assessoria jurídica da empresa através de Nota, o revestimento com saibro foi iniciado dia 22 de setembro, e já foram espalhadas mais de cinquenta cargas no pátio da empresa.

Os empresários informaram que também estão concluindo a ampliação das redes de água e aumentando a quantidade de aspersores (irrigadores de água) na área. Outra medida, foi a mudança das bombas submersas dos poços artesianos, trocando-as por bombas mais potentes e com maior capacidade. Segundo eles, os novos sistemas de irrigação já foram concluídos esta semana. Quanto ao revestimento com saibro, os empresários acreditam que irá levar mais ou menos uns 30 dias para a conclusão deste serviço.

O secretário de Meio Ambiente, Paulo Marcio de Souza, disse que, primeiramente a municipalidade está preocupada em conter a precipitação do material e que em um futuro próximo serão analisados os impactos ambientais gerados pela dispersão do óxido de ferro. “Após essa análise, vamos iniciar o devido processo administrativo sobre o assunto”, informa o secretário.