Biblioteca Municipal recebe coleção “Regionais” da Fundação Dorina Nowill

A Fundação Dorina Nowill para Cegos acaba de lançar a Coleção Regionais – A cultura brasileira em suas expressões, e Imbituba foi contemplada com uma de suas coleções, que está disponível para empréstimo e consulta na Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa, via Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Prefeitura de Imbituba. Os livros detalham a diversidade cultural brasileira em formatos acessíveis às pessoas cegas e com baixa visão – braille, impressão em fonte ampliada, digital acessível Daisy e áudio.

 A “Coleção Regionais” conta com livros que retratam a literatura, folclore, culinária, música local, além de publicações sobre o turismo brasileiro. Cada conjunto da Coleção Regionais é composto por 21 títulos, com temas e formatos diferentes e acessíveis sobre cada região. As publicações de culinária e folclore são em tinta e braille; as de literatura tem adaptação para versão em áudio de títulos de mercado; o de turismo foi disponibilizado em formato digital acessível Daisy; e os de música oferecem além das partituras, as informações em fonte ampliada, ambas em braille,

Para saber mais da Coleção Regionais e atividades pelo País, acesse:  www.redeleiturainclusiva.org.br.

 Nós temos acervo acessível!

A Biblioteca Pública Municipal Cônego Itamar Luiz da Costa começou o contato com a Fundação Dorina em 2011, quando começou a receber materiais que compõem o acervo acessível formado por livros em braille e livros em áudio. Em 2014, a relação se intensificou quando a biblioteca passou a participar dos encontros da Rede Leitura Inclusiva, integrando o Grupo de Trabalho de Santa Catarina – GT SC. No mesmo ano, Imbituba recebeu a Oficina de Leitura Inclusiva e o Encontro da Rede de Leitura Inclusiva GT SC, incentivado pela Fundação Dorina, o que impulsionou o início dos encontros do GT na cidade.

Em 2016, o GT SC participou, em São Paulo, do I Encontro Nacional da Rede de Leitura Inclusiva e também do Seminário Educação Inclusiva: Avanços e Possibilidades, que oportunizou uma vivência única e transformadora aos profissionais que atuam no grupo. Já em 2017, o GT SC contou com a realização de uma Roda de Conversa Leitura e inclusão com Educadores da Rede Municipal de Ensino e participantes do GT Imbituba. E na mesma sintonia, a Rede Leitura Inclusiva SC e a Fundação Dorina realizaram na Tenda Literária a vivência Leitura com Sentidos: conhecendo os formatos de livros acessíveis para leitores com deficiência visual.

 No próximo dia 03 de outubro, terça-feira, o GT Imbituba fortalece o lançamento da Coleção Regionais em conjunto com a Fundação Dorina e levará cerca de 40 alunos de educação especial para uma atividade na comunidade tradicional dos Areais da Ribanceira. A Acordi – Associação Comunitária Rural de Imbituba receberá os participantes com seus agricultores e agricultoras, que apresentarão o contato com a sua cultura local, fazendo manuseio e tendo interação diretamente com a colheita de mandioca. Haverá também uma condução por uma trilha sensitiva do Coletivo TaiáTerra de Condução Ambiental Local. Para o GT Imbituba, estes serão momentos diferenciados de contato e entrega à natureza tanto para os profissionais da leitura, bibliotecários e professores que atuam no grupo de trabalho quanto para os alunos convidados para esta atividade.


Serviço:

Lançamento da “Coleção Regionais – a cultura brasileira em suas expressões”
Data: 03/10/2017
Horário: das 14h às 18h
Local: Acordi – Associação Comunitária Rural de Imbituba
Preparamos um mapa para você chegar na Acordi, confira:

http://bit.ly/enderecoacordi

Transporte gratuito saindo às 13h30 da Escola Estadual Henrique Lage, localizada no Centro de Imbituba, apenas para quem se inscrever antecipadamente!


As vagas são destinadas aos adolescentes e jovens incluídos e seus familiares, professores II e educadores. Inscreva-se neste link:
http://bit.ly/InscricaoLancamentoColecaoRegionais Para participar é fundamental entregar assinado à organização da ação o Termo de Cessão de Direito de Uso de Imagem e Voz, siga as instruções: salve o documento em pdf. (anexo) no seu computador; imprima o documento; preencha os dados solicitados; assine o documento; e entregue aos organizadores antes do lançamento.


Atividades previstas
14h – 1º momento com os Agricultores (colher a mandioca e descascar o Aipim – que será cozido depois para o Café na Roça);

15h – 2º momento com os Agricultores (reconhecer a diversidade de ramas, plantar e regar);

16h – Café na Roça (teremos a mesa sensorial, onde todos irão experimentar os alimentos de olhos vendados, durante o café teremos a apresentação de músicas);

16h40 – Trilha sensitiva com o Coletivo Taiá Terra de Condução Ambiental Local, vivenciando a natureza em suas variadas formas e sensações;

18h – Encerramento.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do projeto:
https://youtu.be/EGy0lWF-j-Y               

Construção coletiva

A Coleção Regionais contou com a participação dos membros da Rede Nacional de Leitura Inclusiva, resultado de projeto incentivado pela Fundação Dorina, em vigor desde 2013. Mais de 300 organizações que constroem coletivamente ações de leitura em todas as regiões brasileiras foram colaboradores e indicaram personagens folclóricos, receitas típicas e músicas de suas regiões.

 Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos

A Fundação Dorina Nowill para Cegos trabalha há 71 anos para que crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão sejam incluídos em diferentes cenários sociais. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de orientação e mobilidade (uso da bengala), educação especial (apoio escolar, aulas de braille), clínica de visão subnormal e programas de inclusão profissional. A Fundação Dorina é referência na distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível Daisy, que são enviados gratuitamente para mais de 3 mil escolas, bibliotecas e organizações em todo o Brasil. www.fundacaodorina.org.br | www.facebook.com/fundacaodorina

 Sobre a Rede Nacional de Leitura Inclusiva

O projeto Rede Nacional de Leitura Inclusiva é incentivado pela Fundação Dorina, que desde 2013 mobiliza a formação de uma rede em prol da leitura para pessoas com deficiência. Os Grupos de Trabalho são formados por profissionais da leitura e cultura, bibliotecários, professores, pessoas com deficiência e órgãos públicos que se unem para discutir melhorias, progressos, trocar experiências sobre como promover a leitura inclusiva. leiturainclusiva@fundacaodorina.org.br | www.redeleiturainclusiva.org.br

 Sobre o Coletivo TaiáTerra Condução Ambiental Local 

É composto por condutores ambientais, condutores de aventura e guias de Turismo formados pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina – IFSC Campus Garopaba; e credenciados pelas prefeituras. Durante o trajeto os condutores apresentam aspectos da educação ambiental sobre a fauna e flora local; contos, causos e lendas; cultura de base açoriana e turismo comunitário.

Sobre a ACORDI – Associação Comunitária Rural de Imbituba
A ACORDI busca sensibilizar por meio dos costumes da comunidade, o festejo a colheita da mandioca e, consequentemente, a farinhada. E com esse intuito aproveitam este momento de celebração para mostrar também a importância da Manutenção dos Areais da Ribanceira, enquanto território tradicional de agricultores e pescadores. E assim ajudar a transformar o mundo que vivemos.