Semana da Baleia Franca termina com música, cultura e esporte

Com uma programação repleta de atividades culturais e esportiva, a Semana Nacional da Baleia Franca 2017, que abriu na última quinta-feira (21), termina neste final de semana, sábado (30). A realização é da Prefeitura Municipal de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turístico, e todas as atividades aconteceram no Ginásio de Esportes Olivar Francisco. Feira de artesanato, seminários, palestras, cinema, shows, oficinas, literatura e campeonato de surf, fizeram parte da extensa programação.

Nesta sexta-feira (29), a programação cultural – oficina e feira de artesanato, além do placo livre para apresentações artísticas – segue e, no sábado (30), finalizando o evento, acontece a 2ª etapa do campeonato Imbituba Surf Tour, na Praia da Vila, a partir das 8 horas.

A partir das 20 horas, sobem ao palco as bandas Casebre, Kike Oliveira, finalizando com o grupo Expresso Rural.A entrada é gratuita, porém os ingressos são limitado a mil pessoas conforme orientações do Corpo de Bombeiros de Imbituba. Quem quiser participar, pode retirar o ingresso (enquanto houver disponibilidade) até sexta-feira (29)), na Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turístico, das 13 às 19 horas.

Grupo Expresso Rural fecha programação

Um dos ícones da música de Santa Catarina dos anos 80, o Expresso  Rural surgiu em 1981 em Florianópolis durante o “Boom” dos festivais de músicas estudantis da época, quando Daniel Lucena e Zeca Petry se conheceram.

Fortemente inspirados em grupos como 14 Bis e Boca Livre, com pitadas do Rock Rural – Pop – Progressivo  com a música Country,  o Expresso logo conquistou a cidade, e onde quer que se apresentassem eram sinônimo de casa cheia.

Depois de um tempo parada,  a Banda  acabou se reencontrando em 1991  para um único show de comemoração dos 10 anos em Floripa, juntando todos os componentes originais. A receptividade foi tão grande que a banda decidiu continuar daí.

Em 2007, o Expresso Rural volta com o nome e a formação original em um Show no Teatro do CIC, revivendo os primeiros sucessos em versões acústicas. O que era um único show se transformou em uma mini turnê.

Circuito Imbitubense de Surf

Neste final de semana acontece a segunda etapa do Imbituba Surf Tour 2017 recebendo o Circuito Brasileiro e Catarinense Profissional 2017 e categorias amadoras, na Praia da Vila, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro.

No primeiro dia do evento, que integra a programação oficial da Semana Nacional da Baleia Franca, será disputada a categoria profissional, valendo 500 pontos para o circuito estadual Fecasurf e 350 pontos para o Circuito Brasileiro Profissional. Já nos dois últimos dias serão as nove categorias amadoras – Petiz, Infantil, Iniciantes, Mirim, Junior, Master, Soul Surf, Feminino e Adaptados –, valendo 1000 pontos para o ranking municipal.