Município se Mobiliza em Defesa do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Nota à imprensa

A Secretaria Municipal da Assistência Social Trabalho e Habitação (Seasth) declara seu apoio à Mobilização Nacional em Defesa do Sistema Único da Assistência Social, que acontece nesta quinta-feira (28).

A ação desencadeada pela revelação do corte drástico no orçamento da Assistência Social, tem o objetivo de divulgar as consequências deste no funcionamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, que organiza e operacionaliza, em todo território nacional, a oferta de serviços e benefícios à população que vive em situação de pobreza, extrema pobreza e de desproteção social.

De acordo com a proposta orçamentária enviada pelo Governo Temer ao Congresso Nacional, para 2018 haverá redução de recursos na ordem de 98,05% para a manutenção de serviços e programas existentes destinados ao apoio à gestão dos 27 estados da federação e dos 5.561 municípios brasileiros.

Diante da situação alarmante, a Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Imbituba, soma-se ao movimento nacional articulado pelo Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social – CONGEMAS que instituiu o dia 28/09/2017 como Dia Nacional de Mobilização em Defesa do SUAS, DIA D.

O objetivo maior é mobilizar os deputados federais para que se sensibilizem quanto aos impactos nessa redução do orçamento.

Segundo Requerimento 633/2017 (http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2152838), caso o corte orçamentário seja aprovado pela câmara Federal como quer o governo, apenas na área de proteção básica serão 2 milhões de pessoas afetadas em todos os municípios do país, prejudicando o acesso aos programas sociais.

Nós nos solidarizamos com os trabalhadores e usuários em Defesa do Sistema Único da Assistência Social- SUAS. Nem um Direito a menos!