Programa Vem Ser é premiado por resultados alcançados

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Seasth) esteve representada na 2ª Oficina VIA 2017, realizada na última semana na cidade de São Paulo.

A secretária Edna Demétrio e a coordenadora de projetos para a infância e juventude, a assistente social Ane Karine Ribas, participaram da oficina que contou também com a participação de outros municípios do Estado de Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O objetivo da oficina foi de instrumentalizar os envolvidos na execução dos projetos apoiados financeiramente pelo programa VIA – Votorantim pela Infância e Adolescência, através de palestras como o Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescente, ministrada pela Dra. Irandi Pereira, Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; e Relação x Drogas, pela psicóloga Raquel Barros, fundadora da Associação de Formação e Reeducação Lua Nova de Araçoiaba da Serra (SP), onde realiza um trabalho social voltados à assistir mães adolescentes vítimas de abandono e dependência química e seus filhos, auxiliando-as a sair do círculos de vulnerabilidades em que se encontram.

Foram também realizadas oficinas de elaboração, prestação de contas dos projetos e estratégias de comunicação pela equipe da Quanta Consultoria, Projetos e Editora. Houve a apresentação dos resultados alcançados até o momento pelos projetos do Programa VIA 2017, a avaliação dos estágios da elaboração das propostas para submissão ao processo seletivo VIA 2018, a elaboração de projetos, prestação de contas e também foi apresentado um instrumento para mensuração dos projetos e realização de diagnóstico.

A oficina também proporcionou um momento para apresentação de “Histórias de Sucesso dos Projetos VIA 2017”, e trocas de experiências entre os municípios presentes. Finalizando a 2ª Oficina VIA 2017, a equipe realizadora do evento, considerando os resultados apresentados desde o início do ano até o momento e as estratégias apresentadas para realização das metas pactuadas, o município de Imbituba recebeu o “Certificado do Instituto Votorantim”, reconhecendo o comprometimento do município na edição, por meio do Programa Vem Ser e sua contribuição significativa para o fortalecimento de estratégias de defesa, promoção e controle dos direitos das crianças e adolescentes. O Programa Vem Ser recebe ainda, a placa de reconhecimento Programa Via 2017, como destaques em Melhores Resultados do ano 2017.

Neste mês de setembro, o programa Vem Ser está comemorando mais um ano desde a sua implantação. “Com uma programação especial estamos festejando junto aos trabalhadores, beneficiários e suas famílias e este reconhecimento vem num momento muito especial. O mérito é de todos os atores envolvidos; a equipe do Vem Ser, a nova coordenadora de Projetos para a Infância e Adolescência, Ane Karine Ribas, que tem se dedicado em desenvolver estratégias para o cumprimento das metas pactuadas e, em especial a Assistente Social Marivone Mendonça, por sua dedicação desde o início deste projeto”, ressalta a secretária Edna Demétrio.

Na oportunidade, Edna se comprometeu em dar continuidade ao programa, visando a ampliação de suas ações e buscando novos parceiros e apoiadores.

O programa

Realizado pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação – Seasth, em parceria com o Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Votorantim Cimentos, o programa oferece diversas atividades no contra turno escolar de maneira gratuita.

O programa atende crianças e adolescentes em conflito com a lei ou que sofreram algum tipo de violação de direitos, e oferece também um curso de corte e costura para familiares e mulheres da comunidade, buscando gerar renda e fortalecer os vínculos entre os jovens e as famílias.

O Programa Vem Ser atende prioritariamente crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, mas disponibiliza 10 vagas para a comunidade em geral. Mais informações no telefone: (48) 3255-5136.

O VIA

Programa Votorantim pela Infância e Adolescência – tem o objetivo de trabalhar as capacidades técnicas dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para que possam intervir em situações de violação de direitos nas localidades onde as empresas da Votorantim têm operação.