Prefeito participa de “Dia de Ação” na ADR de Laguna

A Agência de Desenvolvimento Regional de Laguna realizou nesta quarta-feira, 13, a terceira edição do Dia de Ação de Governo, com a participação do presidente da Celesc, Cleverson Siewert. O evento, que chega à sua 8ª edição, aconteceu simultaneamente em outras 14 localidades do estado.

A agenda na região se iniciou pela manhã com reunião na sede da ADR, onde estiveram presentes os prefeitos de Laguna, Mauro Vargas Candemil, e de Imbituba, Rosenvaldo Júnior; o vice-prefeito de Pescaria Brava, Lourival Izidoro, e os presidentes das Câmaras de Vereadores de Imbituba, Imaruí e Pescaria Brava. Ainda acompanharam a reunião o vice-presidente da Acil, José Rosenio de Jesus, gerentes da instituição e vereadores dos municípios de abrangência da regional.

Os investimentos e ações desenvolvidas pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) nos municípios de abrangência foram pauta do encontro, que também pontuou as dificuldades encontradas pela população na última semana com a falta de luz e as resoluções em andamento para prevenção do problema e melhora na distribuição de energia.

Atualmente, a Celesc é a 6ª maior receita de fornecimento e atende 92% da área do Estado de Santa Catarina, com a concessão prorrogada até julho de 2045, somando um faturamento de R$ 10,4 bilhões em 2016.

Segundo o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, para a região serão viabilizadas ações específicas, como a ampliação de alimentação e a disponibilidade do caminhão bolha para limpeza dos fios de maneira constante, já que o problema é recorrente nos municípios devido ao salitre e aos ventos. Garopaba receberá a construção de uma subestação e Imbituba ganhará novos transformadores, porém os investimentos precisam seguir um planejamento financeiro.

“A energia elétrica é fator de competitividade, indução do desenvolvimento e qualidade de vida. Não podemos ter gargalo jamais, precisamos estar à frente e planejar com antecedência”, afirmou Siewert, sobre a demanda crescente do município de Imbituba. “O problema da região não é quantidade, POIS temos a capacidade de 7000MVA e usamos, no máximo, 4700MVA em todo o estado”, completou. Para o município, será disponibilizada, em julho de 2018, a instalação de um novo transformador com 40MVA, ampliando a capacidade transformadora. E Garopaba deve novamente ter a capacidade elétrica ampliada com a colocação de geradores para que se atenda a demanda da temporada de verão, até que se solucione a questão da construção da subestação do município.