“Saúde na Estrada” grava programa com ações do programa “Saúde na Escola”

A equipe do Canal Saúde, do Ministério da Saúde, esteve gravando entre os dias 21 e 26 de agosto, ações do programa “Saúde na Escola” junto com o projeto “Arte por Toda Parte”, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, para um programa que deverá ser exibido em Janeiro de 2018.

As ações foram organizadas pela coordenadora do programa “Saúde na Escola, Eliane Silvério, com apoio da equipe da Seduce e Semusa, para que fossem mostradas nas escolas municipais e estaduais.

Ações de prevenção que são trabalhadas nas escolas, com o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e famílias, juntamente com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Secretaria de Saúde, e a parceria das equipes das Unidades Básicas de Saúde de cada comunidade. Em alguns, contaram também com a parceria da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e habitação e da Vigilância Sanitária.

As ações de prevenção em saúde aconteceram na EEB. Deputado Joaquim Ramos, do Paes Leme, com o tema sobre “Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil”, apresentada pela psicóloga do CRAS, Gessilene Silveira para alunos de 3º, 4º e 5º anos.

Na EEB. Belarminda de Souza Pires, de Nova Brasília, aconteceu a apresentação sobre higiene pessoal, apresentada pela enfermeira Giuliana Cosentino Freitas Santos. Na EEB Etelvina de Souza Pereira, de Vila Santo Antônio, foi realizada, com o professor de educação física, Bill Clynton Laureano, a ação sobre avaliação antropométrica com alunos do 5º ano.

Na Ugero Pittigliani, foi apresentada a ação sobre Higiene e Saúde com o teatro do PSE, de responsabilidade da professora Maria Eliete Pereira, com alunos do 3º, 4º e 5º anos, juntamente com a Educação Infantil do CMEI Domingos Frasson, também do bairro de Boa Vista.

No CMEI Angela Amim, Centro, a ação foi apresentada pela dra. Caroline Igreja, que é a dentista do Programa Saúde Bucal com os alunos da Educação Infantil. Nesta Ação foi feita toda a explicação de como fazer uma boa escovação e também as crianças foram orientadas pela dentista Caroline, que mostrou todos os procedimentos.

Na Escola de Educação Básica Justina da Conceição Silva, de Ibiraquera, a Ação foi apresentada pelo teatro do PSE com o tema: “Quanto Vale a Sua Vida”, falando da prevenção das drogas para alunos do 6º ao 9º anos.

Na EEB André Antônio de Souza, de Roça Grande, a ação apresentada foi sobre orientações com vídeos educativos, mostrando a importância dos cuidados que se deve ter em relação ao Mosquito AEDES AEGYPTI, apresentado pela Equipe da Vigilância em Saúde, com Fernando Raniere de Brum, acompanhado pela Diretora da Vigilância em Saúde, Camila Pires Fermino.

Todas essas Ações também tiveram a participação das Agentes Comunitárias e Enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde das Comunidades, onde os Estabelecimentos de Ensino estão inseridos.

O Canal Saúde

Canal Saúde é uma emissora de televisão do Sistema Público de Saúde (SUS), com sede na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Ministério da Saúde, criada em dezembro de 2010, está no ar diariamente das 08h às 23h, e tem caráter informativo e é composta por programas sobre políticas públicas, cidadania, meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade, promoção, prevenção e atenção à saúde, comportamento, além de notícias sobre o setor.

A produção do canal investe em formatos e linguagem diferenciados para dar conta de repercutir, com seriedade e leveza, a saúde em seu conceito ampliado preconizado pelo Sistema Único de Saúde. O Canal Saúde é o único canal de televisão que tem uma programação exclusiva sobre saúde, retratando a Saúde Pública brasileira com transparência, mostrando um sistema complexo com histórias de sucesso.

O Canal Saúde na Estrada

O Canal Saúde na Estrada é um Programa que mostra experiências bem sucedidas em todo o país que podem e devem ser seguidas. Dentre as áreas mais presentes nas pautas estão a da Saúde, de maneira ampliada, de Cidadania, de Políticas Públicas e Meio Ambiente. A programação dos episódios inéditos acontece as segundas 10h e nos horários alternativos nas segundas – 21h30; terças – 15h; quarta – 10h e 16h; quinta – 15h e sexta – 22h.