APÓS REFORMA, CAIC SERÁ LIBERADO E ALUNOS DEVEM RETORNAR NA SEGUNDA-FEIRA (07)

Mais de 150 alunos devem retornar às aulas na Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer – CAIC, já na próxima segunda-feira (07). As últimas solicitações do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão sendo concluídas para que os alunos retornem com total segurança. Cerca de 15 mil reais foram investidos na reforma emergencial, porém parcial, onde foram priorizadas a parte elétrica, sistema contra incêndio e pintura, para dar condições melhores às crianças, até que a reforma total seja realizada.

Em visita ao prédio na tarde desta quarta-feira (02), o prefeito Rosenvaldo Júnior ressaltou a pais e alunos, que estavam presentes, que não irá colocar a segurança de nenhum aluno ou funcionário em risco, e que a estrutura só será liberada após o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil avaliarem novamente as condições.

Segundo avaliações preliminares, a intenção é que na segunda-feira (07), os alunos retornem às aulas nas dependências do prédio na parte de trás do CAIC, até que a reforma total seja realizada.

Entenda o caso

As fortes chuvas do mês de janeiro agravaram a situação da estrutura já comprometida da unidade, que culminou na interdição parcial pela Defesa Civil da Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer – CAIC, que atende crianças e adolescentes do pré ao nono ano, do bairro Vila Nova Alvorada (Divineia).

As aulas foram suspensas logo após a inspeção da defesa Civil.

Projeto

A reforma total do prédio está em fase de conclusão de projetos na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e deve entrar em processo de licitação em 15 dias. Estimado em R$ 600 mil o projeto prevê a sistema de acessibilidade, recuperação sistema elétrico, projeto preventivo contra incêndio, instalação de telhado, pintura completa e manutenção nas aberturas, recuperação da parte hidráulica e sanitária, e outros reparos necessários.

Histórico de descaso

De acordo com o secretário Filipe o problema da escola vem de muitos anos sem a manutenção correta. “Quando chove as salas de aulas ficam cheias de água, a biblioteca e uma das salas que chove como na rua. Somos obrigados a resolver o problema não podemos deixar que as crianças sejam penalizadas por erros passados. Conversei com o engenheiro e secretário Anderson Maximiano para ver o que poderia ser feito neste caso, pois segundo alguns laudos que tive acesso o telhado não teria mais conserto, mas eu precisava de uma opinião técnica”, explica Filipe.

Recurso

Com o rompimento do Município com o Sistema de Ensino Positivo, o recurso do Governo Federal que era utilizado para pagar parte do contrato com a empresa, já possui parcelas depositadas e disponíveis, que devem ser utilizadas para a reforma do CAIC.