IMBITUBA REALIZA VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Com o tema “Garantia dos Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, a Prefeitura de Imbituba através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação realizou nesta segunda-feira (26), a VIII Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório da Uniasselvi.

Os eixos temáticos abordados foram a proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no Sistema Único de Assistência Social (SUAS); acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Edna dos Santos Souza Demétrio avaliou positivamente a conferência. “Foi muito produtiva, tivemos uma forte representação, onde pudemos contar com muito trabalho e uma grande elaboração de propostas”, relata.

O Prefeito Rosenvaldo Júnior participou da abertura e parabenizou a equipe da secretaria pelo trabalho que vem sido desenvolvido. Segundo ele, a área recebe uma atenção especial, já que um dos objetivos da atual gestão é fazer a diferença na vida das pessoas. “Obras são sim importantes para o Município pois proporcionam desenvolvimento, mas precisamos cuidar e investir nas pessoas”, declarou.

A conferência contou com a palestra da conferencista Luziele Tapajós.

Sobre a palestrante

Desde 2004 dedicando-se à construção do SUAS, Luziele Tapajós retorna para sua carreira de origem como professora e pesquisadora na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Luziele Tapajós foi responsável direta pela implantação da Rede SUAS, composta pelos primeiros sistemas de informação da assistência social, como o SUASweb e o CadSUAS, entre outros. Foi Secretária da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação – SAGI onde coordenou processos de monitoramento e avaliação de grande importância como a primeira pesquisa de avaliação do Programa Bolsa Família – AIBF, o primeiro suplemento da pesquisa de informações municipais sobre assistência social, conhecida como MUNIC e o primeiro Censo da População de Rua, além de uma série de sistemas para garantir o acesso aos dados pelos gestores, trabalhadores, sociedade civil, entidades e usuários.

Desde junho de 2012, Luziele Tapajós estava à frente como Presidente do CNAS quando reconfigurou o espaço físico do Conselho Nacional e apoiou o fortalecimento do CNAS e do controle social do SUAS, conforme amplamente reconhecido. Desde junho de 2014, é vice-presidente do CNAS, cargo que deixa agora. Segundo seus colegas, o legado de Luziele foi a defesa cotidiana dos princípios da democracia e da participação na construção do SUAS empregando inteligência, competência e compromisso em prol do bem coletivo.