ATIVIDADES MARCAM SEMANA DO MEIO AMBIENTE EM IMBITUBA
A Prefeitura Municipal de Imbituba promove atividades, durante esta semana, para festejar a o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 05. Estão previstos cinco dias de exposições, ações de conscientização, abraço a lagoa da Bomba, limpeza de praias e parques, e concurso de melhor redação.
Uma das atrações é a exposição de peças fabricadas com material reciclável produzido pelos alunos da Centro Municipal de Educação Infantil Alceu Rochadel da Silva (CAIC), e por artesãos da cidade, convidados pela Diretoria de Cultura.
No calçadão do Centro da cidade, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Associação de Surf de Imbituba e Projeto Baleia Franca estão realizando a distribuição de mudas e material de conscientização.
Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eng° Paulo Márcio de Souza, as atividades buscam a conscientização para ações sustentáveis, realizadas com intuito de aproximar ainda mais a comunidade com a causa ambiental. “A Semana do Meio Ambiente tem o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente. A ideia é estimular a geração atual quanto a importância de realizar ações que possam reverter os problemas relacionados com o meio ambiente com atitudes locais e simples, que ajudem a implantar a semente de fazer o melhor pela natureza”, explica o secretário.
05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Nessa Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.
Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos nossos hábitos de vida diários.
Secretaria de Meio Ambiente é instituída na reforma administrativa
Com a grande preocupação da nova gestão sobre os problemas ambientais e a escassez dos recursos naturais, com a reforma administrativa foi instituída uma secretaria que irá olhar com mais atenção sobre os pontos levantados.
Sob o comando do Engenheiro Paulo Márcio de Souza, a pasta tem suas atividades voltadas a preservação, conscientização, licenciamento, fiscalização e educação ambiental.
Anteriormente, a pasta dividia suas atenções com a área de desenvolvimento econômico. Porém, na nova estrutura, os esforços são canalizados para demandas exclusivamente do meio ambiente, como por exemplo a preservação ambiental do território e a organização da ocupação e utilização do solo e das águas, proporcionando assim uma ágil execução do trabalho pelo corpo técnico disponível.
Ainda dentro destas demandas, o licenciamento em nível máximo é considerado de suma importância. Com a possibilidade de emissão da licença ambiental prévia com dispensa de licença ambiental de instalação, processos que poderiam demorar meses para ter a emissão de parecer tem seus prazos de resolução reduzido, o que tem agradado muito aos requerentes que buscam tais serviços.
Além disso, a sintonia com conselhos como o Comdema, CMD e a APA são prioridade e tem sido tratado com grande zelo pelos agentes públicos da SEMA que buscam, através inclusive do intercâmbio de ideias, os melhores caminhos para atuar.