PROGRAMA DESENVOLVE ATIVIDADES VOLTADAS PARA A QUALIDADE DE VIDA ENTRE OS ESTUDANTES
Criado em 2007 pelo Governo Federal, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.
No novo modelo, estudantes terão atualização do calendário vacinal e ações de promoção à saúde, como prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao mosquito Aedes aegypti, incentivo à atividade física, prevenção de DST/Aids, entre outras.
Imbituba também está fazendo esta pactuação através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, onde já está sendo realizado em nossas escolas municipais e estaduais um trabalho de prevenção através do Teatro do PSE sobre a responsabilidade da Professora Maria Eliete Pereira que faz parte do Grupo Intersetorial (GTI), juntamente com Mara Míria Fernandes e com a coordenadora do Programa do PSE, Eliane Silvério.
Os alunos representantes dos Grupos Teatrais estudam na Escola Municipal Joaquim Ramos. São duas turmas que se apresentam no contra turno. Este teatro é levado a todas as Escolas Municipais, Estaduais e Centros Municipais de Educação Infantil. As peças teatrais são desenvolvidas com temas relacionadas à Prevenção. Temos também a participação dos nossos professores de Educação Física e os profissionais das Unidades Básicas de Saúde que dão todo o apoio e acompanhados dos professores em geral das nossas Redes Públicas de Ensino pactuadas com o Programa.
Silvana Silvério, supervisora de ensino na E.E.B. Prof. André A. de Souza, de Roça Grande, recebeu a grupo teatral e disse que, mesmo já tendo prestigiado outras apresentações notou a evolução e a dedicação dos alunos participantes. “Podemos observar que cada aluno superou a si mesmo. Iniciativas como esta deveriam ser mais corriqueiras no ambiente escolar”, avaliou.
As Escolas contempladas pelo PSE devem funcionar de modo que as atividades em saúde a serem desenvolvidas devam fazer parte do Projeto Político Pedagógico escolar (PPP), atendendo as expectativas dos professores e, principalmente, do educando. As temáticas a serem trabalhadas pelo PSE devem ser debatidas em sala de aula pelos professores, assessorados/orientados pelo pessoal da saúde ou diretamente por profissionais de saúde previamente agendados.
O primeiro trabalho desenvolvido neste ano, contou com o Teatro do PSE no mês de abril à meados de maio nas escolas pactuadas de público alvo: alunos do 6º ao 9º ano com o tema “Quanto Vale a sua vida!”, que aborda assuntos como drogas, violência e doenças transmissíveis.
Segundo a diretora Cristiane T. Espezim, da Escola Municipal Basileu José da Silva, Campo de Aviação, a apresentação do Teatro do PSE, foi de grande importância, pois trabalhou temas como drogas, a importância da família de uma forma clara, falada de adolescente para adolescente.
Encerrado esta primeira fase, os alunos já se preparam para ensaiar mais uma peça, onde irão abordar a parte de Higiene e Saúde. Este novo tema irá contemplar alunos da Educação Infantil ao 5º ano de todas as escolas pactuadas.