AÇÕES PARA O ENFRETAMENTO DO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Em alusão ao dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Habitação – SEATH, através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), desenvolveu ações que visam proteger e zelar pelo bem estar das crianças e adolescentes.

Na última segunda-feira (15), o CRAS visitou as escolas, Gracinda Augusta Machado, Marcílio Dias e Belarminda, com a psicóloga Gessilene e a Assistente Social Mariade Lourdes, palestrando para as crianças do 1° ao 4° ano, onde de forma lúdica e com a ajuda dos personagens Pipo e Fifi ensinaram a diferenciar toques de carinho de toques abusivos e como procurar ajuda quando isto acontecer. 

Nesta quinta-feira (18), o CREAS promoveu o “Fórum Municipal para o Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” com o objetivo de conscientizar os profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente quanto à importância da denúncia dos casos de Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Garantia de proteção

O dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal Nº. 9970/00 e é considerado mais um elemento para a mobilização e o envolvimento dos poderes públicos e da sociedade no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória – ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.

Duas em cada cinco crianças sofre algum tipo de abuso sexual, por isso destacamos a importância de empoderarmos de conhecimentos para consequentemente avançarmos no combate à violência sexual vivenciada por crianças e adolescentes no município de Imbituba.