SUCESSO ABSOLUTO: FESTIVAL NACIONAL DO CAMARÃO RECEBE 50 MIL PESSOAS

A 18ª edição do Festival Nacional do Camarão foi um sucesso absoluto. Mais de 50 mil pessoas circularam nos quatro dias de festa, lotando as áreas de alimentação, shows artesanato e negócios, consolidando a boa escolha da data.

“A ideia de tirar a festa do verão é juntamente atrair turistas para a cidade, em uma época onde não existe. E ao final desta, vemos que deu certo. Foi uma satisfação de público, trouxe movimento em uma época que geralmente não existe para restaurantes e hotéis, e a gente viu muita gente de outras cidades, vindo para aproveitar o evento”, conta o prefeito Rosenvaldo Júnior.

Segundo ele, será feita uma pesquisa com a organização, restaurantes, hotéis e o público para ter estes dados, mas inicialmente, o resultado foi positivo. “A nossa ideia é manter o período. Vamos esperar a resposta do público para que a gente consiga melhorar, mas com este molde da festa, a estrutura que a gente alcançou e os resultados atingidos, eu creio que este pode ser um grande passo para consolidar Imbituba e o Festival Nacional do Camarão como a maior festa do Sul do Estado”, espera Rosenvaldo.

Neste ano, o tradicional evento apresentou diversas novidades, uma das mais comentadas foi a estrutura completamente coberta. Algo inédito, que agradou ao público. “Para quem está acostumado a vir todo ano foi nítida a diferença. O público todo com uma estrutura coberta não só o camarim. Além da praça de alimentação ampla, várias bandas gratuitas, parque para as crianças. Realmente, foi outro nível”, compara a farmacêutica Giselle da Silva, de Garopaba e que visita o festival pelo 5º ano seguido.

Os cantores Thiaguinho, Nego do Borel e a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, se apresentaram no palco principal do evento e levaram o público ao delírio. Em cada noite, uma média de 6 mil pessoas cantaram e dançaram junto e no domingo, (23), as crianças curtiram a Galinha Pintadinha, gratuitamente.  

Henrique Melo, responsável pela realização do evento, fala que o investimento na qualidade do evento valeu a pena. “Tivemos menos de um mês para organizar todo evento, e o desafio de uma nova data, por isso, decidimos investir na qualidade da estrutura, dando maior conforto para o público. E o resultado foi muito bom. Tivemos público durante as mais de 50 horas de festa”, afirma.

Festival ‘Sabores da Zimba’

O restaurante Canto do Monge, localizado na Praia do Rosa, foi o vencedor do Festival Sabores da Zimba. Outra ação inédita que aconteceu paralelamente ao Festival Nacional do Camarão e ultrapassou os limites do pavilhão de eventos. Dezoito restaurantes, espalhados por toda cidade, ofereceram pratos à base de camarão, no valor de R$ 29,90. Dando oportunidade ao público de conhecer os restaurantes da cidade e as especialidades dos chefs.

O público votou no seu prato preferido e uma comissão de jurados também avaliou os restaurantes nos quesitos: sabor, apresentação, organização e atendimento. O restaurante Canto do Monge foi avaliado como o melhor prato de Camarão do Festival e recebeu uma placa de homenagem. Os demais restaurantes foram certificados certificado: Zoca, Marcão, Praia Hotel, Humberto, Cais da Vila, Tartaruga, Zequinha, Pacífico, Caminho de Compostela, Lua Marinha, Engenho do Mar, Tigre Asiático, Sapore di Pasta, Bistrô Pedra da Vigia, Refúgio do Pescador, San Diego e Casarão.

Fábio Zillioto, sócio-proprietário do restaurante Canto do Monge, conta que a procura pelo prato foi intensa. “Várias pessoas procuraram o prato do festival, aumentando bastante o nosso movimento. Já estávamos felizes em participar do evento, ficamos mais ainda em termos sido vencedores do concurso”, afirma.

Segundo o prefeito de Imbituba, o primeiro Festival ‘Sabores da Zimba’, foi a principal vitrine para o evento deste ano. “Toda imprensa do Estado se interessou em mostrar este evento, que estava acontecendo fora do pavilhão, o que atraiu turistas de vários lugares. O resultado nos restaurantes foi excelente, muitos dobraram a movimentação com pessoas pedindo o prato”, explica Rosenvaldo.

Solidariedade

O copo reciclável foi bem aceito pelo público, o que diminuiu 25% do lixo do evento e ainda ajudou o hospital do município. O valor arrecadado será entregue nesta semana para o hospital São Camilo.

Segurança Pública

Mais de 100 policiais militares trabalharam no evento e segundo o comandante do PPT, Gilson Klein, o evento foi um exemplo no quesito segurança público. “Verificamos um grande número de pessoas vindos de outras cidades para prestigiar o evento, que transcorreu sem nenhuma ocorrência relevante, tornando o Festival Nacional do Camarão 2017 uma das mais tranquilas edições em relação à segurança pública”, afirma.