CAIC PASSARÁ POR REFORMA

Uma série de episódios que agravou a situação após as fortes chuvas da última semana, culminou na interdição parcial pela Defesa Civil da Escola Básica Municipal José Vanderlei Mayer – CAIC, que atende crianças e adolescentes do pré ao nono ano, do bairro Vila Nova Alvorada (Divineia).

Nesta segunda-feira (13), o Prefeito Rosenvaldo Júnior acompanhado do Secretário de Educação Filipe Dias e da diretora Rosineide David dos Passos Crispim, esteve visitando a unidade escolar para ver de perto os principais pontos a serem levantados e resolvidos com urgência. Durante a vistoria, puderam verificar que a escola tem sérios problemas estruturais no telhado e infiltrações, e na rede elétrica, colocando em risco a segurança dos alunos.

“Ainda não podemos mensurar o valor total da obra, somente após o projeto pronto, mas queremos garantir que após a reforma o CAIC volte a oferecer conforto e garantir a segurança dos estudantes”, relata o Prefeito.

Segundo o secretário Filipe Dias, as aulas para as crianças do pré ao terceiro ano irão funcionar no Centro Comunitário do bairro, e o restante dos alunos serão realocados nas salas de aula do Centro Universitário Leonardo Da Vinci – Uniasselvi. A C.M.E.I. Alceu Rochadel, que funciona na mesma área, manterá suas aulas normais.

Os engenheiros da Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedurb já estão engajados em levantar e desenvolver projeto para realização da licitação. “A intenção é que em 60 dias os alunos voltem a ocupar a parte dos fundos da escola até que a reforma esteja concluída. A perspectiva é que todo o processo deva durar em torne de seis meses”, calcula o secretário da Sedurb, Anderson Cristiano Maximiano.

As aulas foram suspensas logo após a inspeção da defesa Civil e as aulas foram suspensas. As atividades devem ser normalizadas na próxima semana.

Histórico de descaso

De acordo com o secretário Filipe o problema da escola vem de muitos anos sem a manutenção correta. “Quando chove as salas de aulas ficam cheias de água, a biblioteca e uma das salas que chove como na rua. Somos obrigados a resolver o problema não podemos deixar que as crianças sejam penalizadas por erros passados. Conversei com o engenheiro e secretário Anderson Maximiano para ver o que poderia ser feito neste caso, pois segundo alguns laudos que tive acesso o telhado não teria mais conserto, mas eu precisava de uma opinião técnica”, explica Filipe.

Recurso

Com o rompimento do Município com o Sistema de Ensino Positivo, o recurso do Governo Federal que era utilizado para pagar parte do contrato com a empresa, já possui parcelas depositadas e disponíveis, que devem ser utilizadas para a reforma do CAIC.