Estudantes constroem a escola ideal
Ouvir os alunos é uma das chaves para melhorar o ambiente escolar e promover bons resultados no processo de aprendizagem. Pensando em estimular a participação e o protagonismo dos jovens na escola, o PVE – Programa Parceria Votorantim pela Educação mobilizou os alunos do município em uma consulta lúdica, na última quarta-feira (18).
Estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares foram desafiados a pensar na escola dos seus sonhos, e em como podem construir juntos soluções para as suas necessidades. Orientados pela formadora paulista Marília Costa, eles produziram bandeiras com os principais elementos de uma escola ideal.
“Fizemos um esquenta com os alunos primeiro, para entender como eles se percebem dentro do ambiente escolar. Foi como uma consulta pública, só que mais dinâmica, com perguntas sobre a relação com os professores, o rendimento e a participação deles nas decisões da escola”, explicou Marília.
A ação faz parte de uma parceria entre o Governo Municipal e a Votorantim Cimentos, que busca agregar esforços ao poder público para a promoção de ações que aprimorem a prática dos alunos e melhorem o processo de ensino-aprendizagem.
Mesmo com um tom de brincadeira, a oficina trouxe problemáticas reais do dia a dia levantadas pelos estudantes. “Eles foram provocados a pensar na escola que eles gostariam de construir. Surgiram muitas ideias bacanas, como quadras de esportes, projetos de leitura e atividades que envolvam mais a participação deles. Coisas perfeitamente possíveis de realizarmos”, conta Ana Lúcia Marques, coordenadora de Projetos da Secretaria Municipal de Educação e responsável pela mobilização do PVE no município.
As sugestões apresentadas servirão de base para redigir uma carta pública para a Educação, que será entregue posteriormente a lideranças com o intuito de contribuir para novas propostas no sistema educacional.
Texto e fotos: Lorraine Amorim Corrêa