Crianças comemoram Dia dos Museus com aula sobre a baleia-franca
Mais de 400 crianças das escolas do município comemoraram junto com o Museu da Baleia-Franca o Dia internacional dos Museus, na última quarta-feira (18). Em um dia de oficinas e brincadeiras, os alunos conheceram toda a história do mamífero em Imbituba e aprenderam curiosidades sobre a espécie.
O evento, promovido pela superintendência de Cultura da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec), trouxe a equipe de biólogos e voluntários do Projeto Baleia Franca para dar uma aula sobre o animal. Os alunos se divertiram com as ossadas e viram de perto artefatos como as cerdas (ou barbatanas) da baleia.
“Fizemos uma oficina educativa, falando sobre a espécie, como identificá-la, o que come. E vimos que as crianças já conhecem muito e se interessam pela cultura da cidade. Mostra que estamos conseguindo mobilizar os pequenos”, comentou o superintendente de Cultura do município, Rodrigo Aguiar de Carvalho.
De acordo com a diretora de pesquisa do PBF, Karina Groch, além de conscientizar as crianças sobre a importância da conservação do mamífero, a oficina marcou uma data importante para o museu. “Estamos celebrando este dia com o museu em funcionamento, por isso o trabalho é ainda mais gratificante. É resultado de todo o esforço coletivo para reabrirmos este local que é um marco da nossa luta pela preservação da baleia-franca no Brasil”, afirmou.
Em menos de um ano da sua reabertura, o Museu da Baleia-Franca recebeu mais de 10 mil visitações de escolas e turistas de todo o Brasil. “Este espaço é onde resgatamos a história e a importância das baleias para a região. Ele mostra a evolução dos nossos esforços pelo meio ambiente, além de se tornar uma importante ferramenta para o turismo. Ficamos contentes por ver essas crianças tão atentas para a preservação ambiental”, ressaltou o secretário de Turismo, Paulo Sefton.
Texto: Lorraine Amorim Corrêa
Fotos: Divulgação / PBF