Usina do Saber: projeto começa a receber plano museológico
Mais um passo para a restauração da antiga Usina Termelétrica de Imbituba foi dado esta semana. O local recebeu a visita técnica de profissionais da J.D Arquitetura LTDA – ME, sob a responsabilidade da arquiteta Jaqueline de Souza Domingos, no último sábado (30), para realizar o levantamento arquitetônico e de dados de subsolo.
O estudo deverá ajudar no desenvolvimento dos projetos de restauro, requalificação e plano museológico da usina, conhecida como Museu do Porto e da Cidade. A restauração faz parte do Projeto Usina do Saber, elaborado pela superintendência de Cultura do Município com o objetivo de fortalecer a cultura e a identidade da região Sul de Santa Catarina.
O projeto busca promover ações educativas de conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio histórico-arquitetônico da cidade. Contemplado em primeiro lugar no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo a Cultura em 2014, o Usina do Saber busca transformar o espaço em um núcleo de promoção e desenvolvimento da cultura e das artes.
Para o prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso, o desenvolvimento do plano museológico é um avanço no movimento pela cultura da cidade. “Este projeto está mostrando a força do trabalho em conjunto no município. Uma das chaves da nossa administração é valorizar a cultura de Imbituba, e este é mais um passo para que a cidade tenha um museu para resgatar a sua história e também um espaço para eventos culturais”, destaca.
A visita técnica foi realizada pelo museólogo Idemar Ghizzo, acompanhado do historiador Paulo Sérgio Osório. Participaram do levantamento servidores municipais, representantes do Corpo de Bombeiros de Imbituba e o idealizador e criador do Museu do Porto e da Cidade na década de 1980, Gilberto Barreto.
O Projeto Usina do Saber tem o apoio do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014. O plano museológico será realizado pelo Governo de Imbituba.
Texto: Lorraine Amorim Corrêa
Fotos: Dorvalino Pedro de Mello Filho