Imbituba terá representante no Colegiado Nacional do Livro, Leitura e Literatura
A imbitubense Gláucia Maindra da Silva representará o Estado no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), como membro do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura. A bibliotecária e gerente de fomento e incentivo à cultura do município concorreu à vaga em novembro do ano passado, e deve tomar posse na próxima segunda-feira (9), quando participa da primeira reunião oficial do conselho em Brasília.
De acordo com a servidora, a presença de Imbituba no colegiado irá possibilitar novas propostas de incentivo à leitura. “Poderemos contribuir na implementação do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). É um desafio valioso. Pretendemos trazer para a comunidade esse plano como forma de efetivamente democratizar o acesso à leitura, contribuindo na formação de uma sociedade leitora”, explica Gláucia.
Além disso, será possível propor ao Ministério da Cultura o debate e a formulação de políticas públicas que garantam a geração do conhecimento através de atividades culturais. Já na semana que vem, a bibliotecária participa de uma roda de conversa na 9ª Feira Catarinense do Livro, em Florianópolis, que deve discutir o papel das bibliotecas na formação cultural das pessoas.
“A cultura precisa ser amplamente difundida. É importante mostrar à comunidade que cultura é o que ela vive em seu cotidiano, o seu modo de viver, as suas memórias. Imbituba é uma cidade muito rica culturalmente e o nosso país é privilegiado por sua diversidade. Só precisamos nos reconhecer nesses espaços”, comenta.
Na oportunidade, ela e a funcionária Janete da Costa Pereira, da Biblioteca Pública Municipal, devem trazer para a cidade novos livros, doados pelo Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado.
Biblioteca terá horário especial nos próximos dias
Com todas essas atividades, a Biblioteca Pública Itamar Luiz da Costa atenderá em horário diferenciado já a partir desta sexta-feira (6). Nos dias 6, 9, 10, 11 e 13 de maio, o local funcionará das 13h às 19h. A biblioteca não receberá doações durante esse período.
Texto: Lorraine Amorim Corrêa
Foto: Divulgação