Placas orientam para cuidados na temporada da tainha
A safra da tainha teve início no último domingo (1º) em Imbituba. E durante toda a semana, a Superintendência de Agricultura e Pesca do município está realizando a colocação de placas indicativas nas praias, com orientações sobre o período da safra e a prática de esportes náuticos nesta época.
A pesca da tainha deve se estender até o dia 31 de julho, período em que existe um acordo para a conduta no mar. Segundo o superintendente de Agricultura e Pesca, Evaldo de Souza, o município já adota há quase dez anos as bandeiras azul, para indicar surfe livre, e branca, para não surfe.
A ação faz parte de um acordo definido entre o governo municipal, colônia de pescadores, surfistas, associações e entidades governamentais para que seja respeitada a atividade durante a temporada. “Essa relação é fundamental para que possamos garantir o sucesso das atividades dos nossos pescadores. Muitos deles têm na safra da tainha a sua maior fonte de renda”, destaca Souza.
A sinalização também vale para outros esportes, além de alertar toda a comunidade sobre a atividade na área. Só no primeiro dia de pesca, foram capturadas quase duas toneladas de peixe.
Texto: Lorraine Amorim Corrêa
Fotos: Claudio Lima