Projeto “Construindo Saberes” já atende 300 crianças

Ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem e aumentar o rendimento escolar, reduzindo o índice de reprovação. É isso que o Projeto “Construindo Saberes” tem feito nas escolas de Imbituba. 

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação já atende cerca de 300 crianças do 1º ao 5º ano com aulas de reforço no período contrário às aulas na escola. O projeto começou as atividades no ano passado e atua nas nove escolas do município, trabalhando a alfabetização e a aprendizagem de forma lúdica e divertida. 

Os alunos são encaminhados para o programa depois de uma avaliação de uma equipe de professores, para trabalhar dificuldades como leitura, escrita e raciocínio lógico. “Em sala de aula, o professor aplicam os conteúdos de maneira coletiva. Com o reforço, conseguimos ajudar cada aluno individualmente. Assim, as crianças que têm alguma dificuldade conseguem acompanhar os colegas”, explica a coordenadora do programa, Nilcélia Lopes.    

Além de auxiliar na aprendizagem, o trabalho colabora para elevar a autoestima das crianças e estimular as relações sociais. Quem participa do projeto já vê esse resultado. É o caso da professora Vanderléia Virgínio, que dá aulas de reforço na Escola Municipal Belarminda de Souza Pires, na comunidade de Campestre. 

Segundo ela, as principais dificuldades dos alunos são as quatro operações matemáticas e a interpretação de texto. “Desde o início do projeto já tivemos um grande avanço. Mais da metade dos alunos alcançaram os objetivos das aulas. O trabalho com jogos e atividades manuais é fundamental, pois é no brincar que a criança aprende”, comenta. 

Todos os meses, as professoras realizam um encontro para contextualizar suas experiências e trazer novas ideias. Elas também participam de oficinas, em que produzem os materiais para utilizar nas aulas. São jogos e brincadeiras feitos, principalmente, com material reciclado. “Essa troca é importante, pois conseguimos identificar dificuldades nossas, propor novas maneiras de trabalhar e ter acesso a jogos e atividades que não conhecíamos”, destaca Vanderléia. 

O “Construindo Saberes” atende aos alunos duas vezes por semana em todas as escolas de Imbituba.

Mais informações: Secretaria de Educação (48) 3255-4133
 
Texto: Lorraine Amorim Corrêa
Fotos: Claudio Lima