Sarau aberto traz arte e música para a comunidade
Um encontro de poesia, música e das mais diversas manifestações artísticas. O Sarau Aberto Circunavegasons reuniu artistas e comunidade na última sexta-feira (29), na Biblioteca Pública Municipal de Imbituba, para uma noite cheia de cultura.
O evento trouxe o cantor, compositor e poeta Zeh Rocha para apresentar o seu mais recente trabalho autoral, o livro Circunavegasons. A obra é autobiográfica, e reúne poemas e letras de canções escritas pelo autor durante mais de 30 anos de carreira artística. “Sempre pensei poesia. Este livro reúne escritos de momentos distintos da minha vida, que envolvem diversos ciclos: o amor, as paixões, o crescimento espiritual, a consciência política”, comenta.
Segundo o artista, o título do livro sugere a navegação em círculos pelo mar da vida. Premiada em 2009 no Concurso Literário da Prefeitura Municipal de Recife, esta é a primeira obra publicada de Zeh Rocha, que traz muito de sua cultura pernambucana. “Minha poesia tem cheiro de Pernambuco. Através da palavra, eu exprimo minhas raízes, minha cultura. Trazer isso para Imbituba tem sido uma troca extraordinária”, afirma.
Durante o sarau, Zeh Rocha tocou músicas que compôs ao lado de Lenine. Amigos e convidados também participaram da roda, recitando poesias de Zeh Rocha e também trabalhos autorais.
De acordo com a bibliotecária e gerente de fomento e incentivo à cultura, Glaucia Maindra, o evento foi pensado para encerrar o mês da literatura de forma acolhedora. “Quando vimos que o Zeh estava lançando o seu livro, não hesitamos em convidá-lo para um evento na biblioteca. Este é um mês muito importante para a literatura no Brasil e o nosso maior objetivo é estimular a comunidade a pensar a leitura de forma prazerosa”, destaca.
O encontro também reuniu os mosaicos da artista Liz Panek, que trabalha diferentes técnicas para compor motivos marinhos, esotéricos, sempre com apelo à natureza. “Essa proximidade entre os artistas da região é o que fortalece a nossa cultura. A história da música, do mosaico, da arte sempre foi muito forte em Imbituba. Encontros artísticos trazem essa história para a nova geração”, acredita.
A exposição dos mosaicos fica aberta para visitação na biblioteca até o dia 20.
Mais sobre Zeh Rocha
Músico e poeta nascido em Recife, mora em Imbituba há três anos. É professor de Artes na Escola Municipal Deputado Joaquim Ramos e no Centro Educacional Porto Seguro. Atua no Projeto mais Educação, em Tubarão.
Tem influência de poetas como Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Augusto dos Anjos, Pablo Neruda e Carlos Drummond de Andrade. Sua carreira musical inclui CDs com canções ao lado de Lenine e do grupo Flor de Cactus. Traz ritmos regionais de Pernambuco, como o maracatu. A capa de seu livro Circunavegasons foi criada por Mauricio Silva, artista plástico que reside em Paris.
Texto e fotos: Lorraine Amorim Corrêa