Imbituba realiza seminário sobre direitos do idoso
De acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS, em 2025 o Brasil será o sexto país com a população mais idosa do mundo. Diante deste cenário, idosos e autoridades de Imbituba participaram do primeiro Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizado nesta terça-feira (26), no Salão Paroquial da Igreja Matriz.
O evento trouxe uma discussão sobre o Estatuto do Idoso, abordando questões como direitos e dignidade da pessoa idosa, violência e o exercício da cidadania. O debate central foi conduzido pelo palestrante e advogado Hélio Abreu Filho, militante ativo na área de assistência e direitos sociais envolvendo idosos, crianças e adolescentes.
Para a secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Célia David, o seminário foi uma forma de trazer a informação e provocar a reflexão nos idosos do município. “Os nossos esforços são no sentido de promover o viver bem da terceira idade e a qualidade de vida desta população, deixando-os conscientes dos seus direitos”, afirma.
Entre os assuntos mais destacados no debate esteve o empoderamento dos idosos na sociedade. Segundo o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Luiz de Freitas, a ideia central do evento é desenvolver a consciência crítica e estimular a autonomia do idoso. “É importante que busquemos a formação do idoso, para que ele seja protagonista e ator das suas próprias conquistas e reivindicações. Mais do que isso, estimular a participação de outros grupos etários nesta discussão, afinal todos nós vamos ser idosos. A luta deve ser em conjunto pela superação de barreiras e preconceitos”, comenta.
Ainda durante o seminário, os participantes tiveram almoço gratuito e acesso a terapia de reflexologia, com alunos do Espaço Virthus.
O 1º Seminário Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi realizado pelo Conselho Municipal do Idoso, da Prefeitura Municipal de Imbituba, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda, com apoio da Ordem dos Advogados/OAB Imbituba.
Texto e fotos: Lorraine Amorim Corrêa