Imbituba ficará mais ágil na fiscalização de farmácias

Após uma reunião com a Vigilância Sanitária do Estado de Santa Catarina, Imbituba será a primeira cidade do estado a estar qualificada para realizar a fiscalização das farmácias do município. O prefeito Jaison Cardoso, o diretor da Vigilância em Saúde, Everaldo de Paula e o coordenador do programa da dengue Rafael Melo, resolveram a situação com a diretora estadual Dr.ª Raquel Bittencourt, esta semana em Florianópolis.

Em virtude de um decreto que exigia um farmacêutico treinado do estado para a fiscalização das farmácias, a presença dos profissionais nos municípios passou a ser realizada com intervalos de tempo muito longos. Outra barreira é o curso de fiscal, que demora em média 3 meses e é feito em Balneário Camboriú, o que atrasaria ainda mais a fiscalização, até o treinamento adequado do farmacêutico do município.

A solução encontrada foi montar uma equipe com farmacêutico e fiscal, ambos do município, que possam atuar em conjunto sempre que for necessário fazer a fiscalização das farmácias, até que um dos farmacêuticos, conclua a capacitação. “A secretária de saúde Maria Martins irá recrutar esse profissional. Trazer essa responsabilidade para Imbituba era um pedido dos profissionais de farmácia e saber que fomos os primeiros em Santa Catarina a encontrar uma solução é um reflexo da gestão preocupada com resultados”, afirma o prefeito Jaison.

Everaldo destaca que Imbituba sai na frente. “Além de agilizar a fiscalização, teremos um cuidado duplo em cada ação, por ter dois profissionais atuando. Este trabalho é essencial para garantir a segurança em saúde das farmácias da cidade”.

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz