Imbituba inicia campanha de vacinação contra H1N1 dia 25

O município de Imbituba está se preparando para a primeira etapa de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1). As vacinas estarão disponíveis gratuitamente a partir do dia 25 de abril nas unidades de saúde que possuem salas de vacina, localizadas nos bairros Nova Brasília, Vila Nova Alvorada, Centro na Policlínica, Campo da Aviação e Roça Grande.

 

A imunização será destinada às gestantes e mulheres até 45 dias após o parto, idosos (a partir dos 60 anos), trabalhadores da saúde que exerçam atividades de promoção e assistência à saúde, população privada de liberdade (presidiários) e funcionários do sistema prisional, população indígena, crianças de seis meses a menores de cinco anos e pessoas com doenças crônicas (doença respiratória, cardíaca, hepática, renal, diabetes, imunossupressão e diabetes), mediante indicação médica. São os chamados grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. 

 

Este ano, a vacina disponibilizada será a trivalente, que protege contra três tipos de vírus, dentre eles o da H1N1. Os interessados devem levar até a sua unidade a carteira de vacinação e o cartão nacional do SUS. Já aqueles que não estão entre os grupos prioritários podem procurar as unidades de saúde privadas para se vacinar. 

 

De acordo com a vacinadora da Policlínica Central Joana Dias, a campanha busca fortalecer a conscientização sobre cuidados com a saúde em toda a população. “A procura por informações está muito maior, principalmente entre os idosos. Eles estão criando essa consciência de prevenção, perguntam sobre a vacina e sobre os cuidados que devem ser tomados”, comenta. 

 

A mobilização nacional inicia no dia 30 – denominado o “Dia D” de vacinação, em que todo o território brasileiro estará com salas e postos de saúde abertos para a imunização.

 

Como se prevenir?

 

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica do município Rosana da Silva, a mobilização é por cuidado redobrado. “Lavar bem as mãos várias vezes ao dia, evitar ambientes muito fechados, manter os locais ventilados e cobrir a boca com um lenço se for tossir ou espirrar são algumas precauções fundamentais”, indica. 

 

A Vigilância também recomenda o recolhimento ao perceber sintomas de gripe e muita atenção se precisar viajar. Os sintomas principais do vírus da Influenza A são febre alta repentina e tosse seca, diferente da gripe comum. 

 

A equipe inicia na próxima segunda-feira (18) orientação em todas as escolas de Imbituba, com palestras e atividades lúdicas para ensinar as crianças tudo sobre a prevenção. 

 

Casos confirmados

 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) já confirmou quatro casos do vírus Influenza A em Imbituba. Um deles ainda aguarda confirmação do subtipo (H1N1 e outros). Além destes, dois casos suspeitos já receberam laudo negativo e um aguarda o resultado das análises. 

 

De acordo com a enfermeira Rosana, todos os casos foram importados, ou seja, não foram contraídos dentro da cidade. Em sua maioria, as pessoas infectadas trabalham fora ou têm rotina intensa de viagens. 

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz