Elaboração de projetos para a restauração do Museu da Usina têm ordem de serviço assinada
A Prefeitura de Imbituba deverá ter, dentro de dez meses, os projetos de museologia, arquitetura, urbanismo e engenharia para a restauração e plano museológico da usina do saber. O Projeto será realizado com o apoio do Estado de Santa Catarina; Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura, FUNCULTURAL e Edital Elisabete Anderle/2014. O valor do investimento será de R$ 131.548,40, incluindo a contrapartida investida pelo município.
A assinatura da ordem de serviço foi feita pelo prefeito Jaison Cardoso e o secretário de turismo Paulo Sefton na manhã desta segunda-feira (4), com a presença da equipe da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setec), representantes do Conselho de Cultura, Cia. Desmontagem Cênica e da empresa JD Arquitetura LTDA ME, vencedora do processo licitatório 10/2016.
O prefeito lembra que este é o primeiro passo para que Imbituba tenha um museu para o resgate da história de Imbituba e um local apropriado para a realização de espetáculos e atividades culturais. “Vivemos hoje um momento especial e diferente na cultura do município, sei que temos muito que avançar ainda, mas nunca avançamos tanto como nos últimos anos. Agradeço a equipe que esteve à frente do projeto que levou ao Prêmio Elisabete Anderle, e a todas as pessoas que se dedicam, vários voluntariamente, pela cultura de Imbituba. E é só o começo, pois o custo maior vai ser para fazer toda a recuperação. Oriento a equipe da cultura para começar a procurar estas verbas e parcerias com o Governo Federal e Estadual para tornar a Usina do Saber uma realidade”.
O secretário Paulo Sefton também lembrou que a área deve ser valorizada com o projeto de recuperação da Lagoa da Bomba e também com a construção de um condomínio na antiga cerâmica. “É uma honra poder participar dessa premiação e integrar este projeto, algo que já buscamos há muitos anos, inclusive com o Porto de Imbituba como parceiro. A contrapartida do município foi indispensável e nossa equipe vai se dedicar muito para que quando os projetos estejam prontos, já tenhamos os recursos para a obra”, incentiva.
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz