Educação Inclusiva é o foco da parceria
Em 2016 o objetivo da Parceria Votorantim pela Educação (PVE) e a Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria de Educação, será a promoção da Educação Inclusiva. O PVE é uma iniciativa do Instituto Votorantim que busca contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde a Votorantim atua por meio da Mobilização Social das comunidades e da qualificação das práticas de gestão educacional.
Este ano o PVE terá como tema “Um futuro com a sua cara” e no município de Imbituba os trabalhos serão desenvolvidos voltados para a temática da Educação Inclusiva, escolhido pela Secretaria de Educação, dentre os temas propostos. O programa está dividido em duas frentes: uma de gestão e outra de mobilização social, atuando em 18 municípios de todo o Brasil, entre eles Imbituba.
Alguns alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino participaram de uma oficina com a formadora Marília e mobilizadores da Votorantim Cimentos e secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de promover debates por meio de consultas lúdicas, em que os alunos possam desenvolver projetos inovadores nas suas escolas, junto com educadores e comunidade. A ideia é de que estes projetos, protagonizados pelos alunos, possam ser premiados por meio do Concurso Desafios Criativos da Escola, que também é uma iniciativa do PVE 2016, patrocinados pelo Instituto Alana e Votorantim Cimentos. O PVE atua de forma articulada, a partir da parceria entre os gestores da Secretaria Municipal de Educação, as equipes escolares, a comunidade, as empresas do Grupo Votorantim, e parceiros como Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Alana e Fundação Lemman.
Trabalho com gestores
O primeiro encontro presencial foi realizado no polo da Uniasselvi, com a formadora Marilia Costa Dias, de São Paulo, visando apresentar os objetivos do programa e orientar os gestores, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria, sobre as atividades a serem desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino, dentro do tema proposto. O segundo encontro foi realizado na Escola José Vanderlei Mayer envolvendo gestores e coordenadores pedagógicos, para discutirem a temática da Educação Inclusiva, com base num estudo de caso daquela unidade escolar.
Em gestão os diretores de escolas, coordenadores de centros de educação infantil, coordenadores pedagógicos e a equipe técnica da Secretaria de Educação, serão qualificados por meio de uma formação, com o objetivo de atuarem em conjunto buscando uma educação de qualidade para todos. Esta formação será organizada por meio de três encontros presenciais além de outras atividades que serão desenvolvidas por meio de um ambiente virtual, resultando em um Plano de Orientação para o município, voltado para a Educação Inclusiva.
Fotos: Claudio Lima
Atenciosamente,
Emanuelle Querino Alves de Aviz