PURA – Projeto de Uso Racional da Água terá ação com a comunidade

Nesta terça-feira (22) a partir das 13h30 na Rua Nereu Ramos, em frente ao antigo Besc, alunos e professores da rede municipal de ensino estarão fazendo a ação de conclusão das atividades do PURA – Projeto de Uso Racional da Água, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Educação e de Desenvolvimento Urbano, Saneamento e Habitação da Prefeitura de Imbituba, Brasil Verde, Serrana Engenharia, Votorantim Cimentos, Imbituba Logística Portuária – ILP e Rádio NBC FM.

De acordo com a secretária Michela Freitas os resultados do projeto foram além do esperado. “Tivemos exemplos claros de como a educação ambiental é parte fundamental do currículo escolar. As crianças avaliaram as contas de água e o consumo mensal e até mesmo na escola cobravam uma das outras quanto ao desperdício. O trabalho interdisciplinar desenvolvido em praticamente todas as matérias provou como o tema é atual e flexível, sendo mais um motivo para trabalhar com as crianças”, afirma.

O idealizador do projeto Olivar Francisco Filho conta que se sentiu realizado com as ações práticas, em que as crianças puderam ver como é possível economizar e reutilizar a água. “Os pontos altos do PURA foram as visitas a estação de tratamento, em parceria com Serrana Engenharia e a visita a fábrica da Votorantim Cimentos, quando passávamos com o ônibus no chuveiro utilizado para lavar os caminhões, reutilizando água da chuva, as crianças adoravam. O melhor era quando elas vinham nos contar que em casa estavam cobrando os pais quanto ao tempo no chuveiro ou ainda para lavar a louça com a torneira fechada”, lembra.

Além da distribuição das cartilhas, quem passar pelo local poderá conferir o painel do projeto, com hidrômetro para cálculo do consumo, e ainda receber informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya, tema que será o foco do projeto Prefeito Mirim 2016.

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz