Imbituba já registra dados de chuva com mais precisão

O coordenador da Defesa Civil em Imbituba, Maurício Mazoca recebeu no mês de fevereiro, dois pluviômetros automáticos cedidos pelo Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, que vão contribuir no levantamento de dados das chuvas e na prevenção de desastres.

O objetivo dessa ação é melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais. Em Imbituba os pluviômetros foram instalados no Quartel do Corpo de Bombeiros, onde está a Defesa Civil e o segundo no bairro Alto Arroio.

“Antes não possuíamos até então fonte própria dos dados locais que possibilitassem o acompanhamento dos índices de chuva e a partir da instalação dos equipamentos será possível o acompanhamento diário e a divulgação dos dados”, explica Maurício.

A intenção da Defesa Civil é a solicitação de pelo menos mais três equipamentos para instalação, um no sul do município, possivelmente no bairro Itapirubá, outro no bairro Nova Brasília, e um terceiro no bairro Vila Nova, pois há uma grande variação na precipitação de chuva.

A Defesa Civil também trabalha para a aquisição de uma estação meteorológica, que fornecerá dados mais completos diariamente como direção e velocidade do vento, temperatura, índice de raios ultravioletas e muito mais.


Os dados podem ser obtidos através do endereço http://www.cemaden.gov.br/mapainterativo/, clicando sobre os ícones existentes. 

 

Chuva desta quarta passa de 70 mm

 

Entre a noite desta quarta e a manhã desta quinta, os pluviômetros instalados em Imbituba já registraram 72 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. Somente por volta de 7 horas da manhã, o pluviômetro marcou mais de 10 milímetros de chuva em uma hora.


O volume de chuva chega a mais de 30% do esperado para o mês inteiro. De acordo com a Epagri, na região sul deve chover o volume de 160 mm a 200 mm para o mês todo.

 

 

 

Att

 

João Batista Coelho Júnior