Conselho discute Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica em Imbituba

O Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Imbituba – Comdema realizou uma reunião de apresentação e discussão sobre a criação e implantação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica com base na Lei Federal nº 11.428/2006, a Lei da Mata Atlântica. A apresentação foi feita em parceria entre a representante da ONG Ecosurf, Amanda Suita de Moraes, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável – Sedes da Prefeitura de Imbituba.

O secretário Antônio Clésio Costa, e também presidente do conselho, acredita que este projeto é mais um avanço nas políticas públicas de meio ambiente e espera concluir o Plano Municipal de Conservação de Recuperação da Mata Atlântica juntamente com o grupo de trabalho que já foi criado até o final deste ano. “Com a elaboração e aprovação o município será beneficiado com recursos do Fundo de Restauração do Bioma Mata Atlântica para implementação de projetos que envolvam conservação de remanescentes de vegetação nativa, pesquisa científica ou áreas a serem restauradas”, afirma.

O plano deverá apontar ações prioritárias e áreas para conservação e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica, com base em um mapeamento dos remanescentes do município. Deverá, igualmente, ser capaz de fornecer os subsídios ambientais a programas de ação, no âmbito dos Planos Municipais correlatos, tais como o Plano Diretor Municipal, Plano Municipal de Saneamento Básico e o Plano de Bacia Hidrográfica.

 

Atenciosamente,

Emanuelle Querino Alves de Aviz